domingo,24 novembro, 2024

Cafofo 21: os desafios do empreendedorismo feminino e a paixão pelo universo da moda

Devido a comemoração do Dia Internacional das Mulher (08/3), o mês de março é considerado por muitos o mês das mulheres. Pensando nisso, nada melhor do que mostrar a força do empreendedorismo feminino que só tem aumentado nos últimos anos. A empresária Fabíola Lima é um forte exemplo. Com uma energia que transmite um enorme alto astral, a empresária serve como uma inspiração para muitas mulheres e deixa em evidência o poder feminino para se reinventar e enfrentar novos desafios.  

Com pai nordestino e nascida no município de Alto Araguaia, localizado no interior de Mato Grosso, Fabíola é a criadora da loja de roupas feminina Cafofo 21. A proprietária é bacharel em direito e conta que sempre teve o sonho de estudar moda, mas que na época seu pai não permitiu. Ela começou nesse ramo por volta de 2014 e que, mesmo estando grávida, não parou de trabalhar em nenhum momento, diz.  

Fabíola Lima. Foto: Eloisa Borges.

“O Cafofo começou no fundo da minha casa, no quartinho do fundo, exatamente a partir disso surgiu o nome cafofo, já 21 é a data do meu aniversário. Eu sempre fui uma árvore de Natal, sempre gostei de andar com muitos acessórios. Eu viajava muito para Goiânia e comprava peças para mim mesma. Comecei a receber muitos elogios relacionados ao meu estilo. Foi quando comecei a vender para as minhas amigas e elas gostaram, aos poucos o público foi aumentando. Comecei vendendo bijuteria e depois passei para as semijoias com peças de melhor qualidade. A minha rede de clientes se iniciou dentro do meu ciclo de amizades”, relembra. 

Com uma decoração colorida, o ambiente exala positividade em todos os cantos possíveis. É fato que as cores influenciam diretamente em nosso bem-estar impactando os sentidos despertados no cérebro. Espelhos diferenciados e frases motivacionais também estão presentes na decoração. Todos esses detalhes tornam a experiência de compra do cliente muito mais interessante e divertida. 

“Eu gosto muito de um estilo boho, essa pegada do macramê, das plantas, um estilo mais leve mesmo. E isso se estende para o estilo das roupas também, são peças que mais soltas que podem ser utilizadas tanto de dia quanto de noite, podem ser usadas para trabalhar ou para sair, com um sapato de salto ou um tênis. Dá para variar bem nas composições”, explica. 

Cafofo 21. Foto: Eloisa Borges.

Além disso, o Cafofo 21 também oferece o método de venda denominado sacola. Acontece da seguinte forma: um número X de peças são separadas e levadas até a casa da cliente, lá ela pode experimentar e decidir se ficará com a peça ou não. “Tem gente que realmente não gosta de vir até o ambiente de loja. Eu vou montando as sacolas e com o passar do tempo eu vou entendendo o gosto da cliente com facilidade”, afirma a proprietária. Fabíola revela também que futuramente a loja terá um espaço reservado para peças da Farm.  

“Por conta da maternidade tiveram vários momentos em que pensei em desistir. Em um certo momento eu precisei contratar babá e tiveram vezes em que eu estava com cliente dentro da loja e precisei sair porque tinha terminado o expediente da babá. Meu marido me incentivou muito a não desistir e eu não queria somente a função de dona de casa, eu queria trabalhar com o que eu sempre gostei”, expressa. 

Além das roupas, existe um espaço reservado para venda acessórios artesanais produzidos pela artesã Maria Azevedo. Maria expõe suas peças dentro da loja, entregando um trabalho cheio de personalidade. A relação de negócios entre as duas mulheres só aconteceu porque Maria já era cliente de Fabíola e em meio à amizade, surgiu a ideia de criar esse espaço reservado para os acessórios artesanais. Para elas, apoiar umas às outras é fundamental para fortalecer o poder do feminino e conquistar espaço.  

Fabíola e Maria. Foto: Eloisa Borges.

Texto: Victória Oliveira.

Victória Oliveira
Victória Oliveirahttp://www.360news.com.br
Victória Oliveira é jornalista e estudante de cinema integrante do time 360 News. Especialista em escrever sobre atualidades, tecnologia, cultura e entretenimento.

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