Na visão da deputada Luísa Canziani (PSD-PR), a pesquisa científica no Brasil passa necessariamente pela valorização da educação pública e gratuita, principalmente nas instituições de ensino superior, que respondem por 95% da produção acadêmica em ciência, tecnologia e inovação no país. A parlamentar é a nova presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Luísa Canziani aponta que o fortalecimento do setor exige uma discussão orçamentária que recomponha o passivo das bolsas de iniciação científica e pesquisa no país, limitadas nos últimos anos, mas também para garantir um futuro melhor para os pesquisadores, para que tenham segurança financeira e ambiente para gerar oportunidades de inovação.
Outra missão da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação é preparar o Brasil para esse mundo inovador e dinâmico, que segundo a congressista será liderado pelas nações que priorizam as novas tecologias. Para Luísa Canziani, o setor deve ser um instrumento para desenvolvimento econômico, a geração de emprego e de renda, a partir da democratização de oportunidades para o acesso da juventude às competências e habilidades exigidas pelas novas profissões que já estão presentes na vida econômica global.
Por isso, a presidente do colegiado antecipa que a Comissão terá uma atuação bastante afinada com as discussões sobre educação na Câmara.
Por Marcio Achilles Sardi