O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Goiás) inaugurou, nesta segunda-feira (20), um novo ambiente de inovação e tecnologia. O objetivo é conectar oportunidades e ampliar a competitividade das indústrias goianas. O espaço integra o complexo do Instituto Senai de Tecnologia em Automação de Goiânia e foi inaugurado juntamente com outros dois laboratórios, um na área de moda e outro na de automação. “Agora nós temos o Senai Hub, o LAB Automação e o LAB Fashion, que vão oferecer soluções para as demandas de tecnologia e inovação, sempre visando o aumento da produtividade e competitividade”, conta Sandro Mabel, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e dos Conselhos Regionais do Sesi e Senai.
De acordo com Sandro, o laboratório de moda pretende facilitar a vida de quem trabalha nesse mercado. “São muitas coisas interessantes, que podem ajudar a fabricação, a modelagem, no desenho, para que eles possam produzir com um nível maior suas peças. E aqui, nós ainda temos o hub de inovação, com equipamentos de última geração, uma fábrica completa toda computadorizada, onde os alunos conseguem programar desde a entrada de matéria-prima, produção, saída, quantidade. É uma fábrica real, com equipamentos de robótica. Tudo isso faz com que as indústrias goianas possam ter instruções melhores para seus funcionários e que possamos dar competitividade às nossas indústrias”, acrescenta.
Ainda segundo o presidente, o hub irá catalisar as demandas de inovação em Goiás, conectando o ecossistema. O objetivo é apoiar e promover o desenvolvimento tecnológico das indústrias e incentivar a criação de projetos de pesquisa no Estado, com foco na produtividade, competitividade e na sustentabilidade industrial. “O investimento no hub é de quase R$2 milhões, dos quais 70% dos recursos foram subsidiados pela Confederação Nacional da Indústria, com contrapartida do Senai Goiás. Além disso, foram destinados recursos superiores a R$3 milhões em equipamentos de alta tecnologia que estarão no LAB Fashion e LAB Automação para contribuir com aplicações industriais”, finaliza o presidente.
LAB Fashion e LAB Automação
Com a instalação dos novos ambientes, o Senai Goiás reforça sua atuação em rede, no âmbito regional e nacional, aumentando a oferta de serviços de inovação e tecnologia, além de assessorar as indústrias com assuntos relacionados à propriedade intelectual, disseminar conhecimento por meio de eventos e capacitação, e ampliar a captação de recursos em diferentes fontes de financiamento e iniciativas. “O Senai Lab Automação traz diversas tecnologias da indústria 4.0. São vários softwares que usamos para simulação de processo, prototipagem, gestão de energia. Temos também um centro de usinagem de altíssima velocidade, com cinco eixos, uma planta 4.0, que simula todo o processo industrial, algumas impressoras 3D, uma máquina de corte a laser. É muita tecnologia reunida. O objetivo é alavancar e impulsionar a inovação em Goiás”, explica Fernanda Godoy, gerente do Instituto Senai de Tecnologia em Automação (IST).
A tecnologia também se faz presente no LAB Fashion. “Nosso laboratório é um modelo que permite trabalhar, com o que há de mais moderno, a parte de criação de moda, utilizando tecidos ou imprimíveis, e tecnologias 3D, o que dá a ideia sobre como a roupa criada vai ficar no corpo das pessoas. Temos a parte de modelagem com otimização, para que se gaste menos tecido e esforços, já que você pode fazer a simulação antecipadamente. Isso também acontece na parte do processo produtivo, permitindo otimizar desenhos e modelos. Então, é possível fabricar mais com menos esforço”, finaliza Dario Queija, diretor da Faculdade de Tecnologia Senai Ítalo Bologna.
Por Senai Goiás