2.600%. Esse foi o crescimento da menção do termo “ESG” (Ambiental, Social e Governança, na sigla em inglês) nas redes sociais nos últimos quatro anos. De acordo com uma pesquisa feita pelo Pacto Global da ONU em parceria com a consultoria Stilingue, em 2019, a sigla contava com 4 mil menções no ambiente virtual, número que saltou para 109 mil registros só nos primeiros meses de 2023.
Os dados foram revelados pelo diretor da Stilingue, Thiago Gonçalves, em live feita pela EXAME para analisar os números da pesquisa Como está a sua Agenda ESG?, e evidenciam o aumento da importância do tema na sociedade como um todo, sobretudo nas empresas.
A pesquisa ainda aponta que 78,4% das respondentes afirmaram ter inserido o ESG em suas estratégias de negócio, e 59,5% já incluem ações ESG no orçamento, o que mostra o amadurecimento dessa agenda no Brasil.
Quando olhamos para as empresas com maior faturamento (acima de R$ 5 bilhões), a relevância do tema é ainda mais evidente: 91,9% inserem o ESG nas estratégias e 73% fazem mapeamento de risco ESG.
“Temos visto quanto a agenda ESG tem crescido e ganhado protagonismo no setor privado”, afirmou Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil, em entrevista à equipe de ESG da EXAME.
Entre os benefícios da agenda ESG para as empresas, estão a reputação e imagem da companhia, a otimização de recursos e a atração e retenção de talentos.
A busca por profissionais ESG
Diante desse cenário de ascensão e crescente relevância do ESG no meio corporativo, as empresas estão em busca de profissionais qualificados para atuar nessa área e implementar os princípios na companhia.
Por isso, é comum encontrar vagas para gestores e especialistas em ESG em diversas instituições dos mais diferentes setores. Esse profissional é responsável pela gestão da estratégia de sustentabilidade corporativa, avaliação de riscos e oportunidades e suporte à comunicação entre todos os stakeholders.
Segundo a head de ESG da EXAME, Renata Faber, “Essa ‘habilidade do futuro’ cria oportunidades de um trabalho com propósito. É uma chance de se sentir feliz trabalhando e ainda ser bem remunerado por isso. Quem se especializa, encontra muitas oportunidades no mercado”.
Sem fazer distinção de idade ou de carreira prévia, as empresas que contratam gestores de ESG buscam, principalmente, profissionais que:
- Tenham boas ideias e saibam colocá-las em prática;
- Tenham experiência e afinidade com os 3 pilares do ESG;
- Apresentem domínio teórico aprofundado sobre ESG;
- Tenham um olhar analítico, mas ao mesmo tempo humano, das situações e problemas que surgirem no dia a dia da profissão
Carreira em ESG
Há muitas possibilidades para se construir uma carreira em ESG. Para abordar algumas delas, a EXAME e o Ibmec prepararam uma série gratuita e online de quatro aulas que ensinam os caminhos para quem quer se especializar na área.
Programado entre os dias 10 e 18 de abril, a série “Carreira em ESG” mostra as possibilidades de carreira na área, ensina as habilidades necessárias a serem desenvolvidas por profissionais do setor e revela o passo a passo para se especializar no tema. Para participar, basta se cadastrar na página oficial do evento clicando aqui ou no botão abaixo:
QUERO PARTICIPAR DA SÉRIE CARREIRA EM ESG
Fonte: Exame