A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) realizou sua 84ª Reunião Geral nos dias 13 e 14 de março, em Brasília, evento que contou com a presença do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, vários ministros de Estado, além de parlamentares e prefeitos de todo o país.
Durante a Plenária de Prefeitas e Prefeitos, o presidente reeleito da FNP, Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju/SE, entregou ao presidente Lula um documento com as principais demandas das cidades brasileiras. De acordo com a carta a cooperação federativa e a coordenação nacional são fundamentais para aprimorar as políticas públicas essenciais à população.
Time do Serpro apresentou soluções e ouviu demandas de gestores públicos durante a Frente Nacional dos Prefeitos“Prefeitas e prefeitos das médias e grandes cidades se colocam à disposição para construir, junto com os estados e a União, nova pactuação federativa fundamentada em valores republicanos, priorizando o diálogo, a transparência e a cooperação entre os entes”, afirma o documento.
Na ocasião, Lula declarou que não acredita que um presidente possa governar sem ouvir os governadores e prefeitos. “Acho que a gente tem que entender que, trabalhando separado, a gente é muito fraco. Trabalhando junto, nós somos muito fortes”, acrescentou.
Tecnologia Serpro para cidades
O Serpro participou do evento a fim de entender as dores do mercado municipalista e propor soluções que ajudem a resolver problemas históricos de gestão das cidades. Entre as tecnologias apresentadas estavam o Notifica.br, uma plataforma centralizada de notificações que apoia os municípios que desejam enviar comunicações aos usuários dos serviços públicos; o Cidades Gov.br, que oferece serviços online ao cidadão e ferramentas de apoio à gestão do município; e o Trivium, uma ferramenta criada especialmente para a administração pública para realizar a coleta e análise de dados sociais estratégicos para entender e melhorar a percepção da sociedade sobre políticas, campanhas, marcas e sistemas.
Todas essas soluções estão disponíveis para contratação e uso por municípios de todos os tamanhos e regiões do país.
Fonte: Serpo