O TikTok, popular aplicativo de compartilhamento de vídeos, trabalha uma nova aba dedicado exclusivamente ao conteúdo de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, que terá moderação prévia de posts antes de irém ao ar, é o feed STEM, sigla em inglês que representa as quatro disciplinas.
Essa linha do tempo ficará ao lado das duas já existentes, “Seguindo” e “Para você”, e exibirá conteúdo para usuários que buscam especificamente por vídeos tendência de ciência e tecnologia. E para garantir a integridade do conteúdo, a Common Sense Networks, rede que focada em uma melhor experiência da internet para crianças, o examinará, enquanto o instituto Poynter, de fact-checking, avaliará a confiabilidade.
Um dos assuntos que mais gerou dúvida na comunidade é sobre como a plataforma tratará conteúdo falso ou enganoso sobre Covid-19, outras doenças e vacinas sob sua política de desinformação médica. O TikTok ainda não esclareceu se vídeos do tipo fariam parte do feed STEM ou como seriam revisados para inclusão, mas, para isso, espera-se siga com parcerias estratégicas para garantir a aba seja precisa e confiável.
Atualização expande atuação de mercado da rede e sinaliza para reguladores
A atualização ocorre em um momento em que a rede enfrenta pressão de legisladores em todo o mundo sobre questões de segurança do usuário e desinformação. No início de março, os legisladores apresentaram um projeto de lei bipartidário que permitiria banimento do aplicativo por violações do tipo. O CEO da plataforma, Shou Zi Chew, irá testemunhar perante o Congresso dos Estados Unidos no próximo dia 23.
A adição de feeds curados para tópicos específicos, como moda, esportes e jogos, sugere que o TikTok está tentando mudar sua estratégia de conteúdo para se tornar mais diversificado e incluir uma gama mais ampla de interesses dos usuários. A inclusão de um feed STEM é uma jogada inteligente, já que faz com que a mídia social mantenha sua relevância e atraia novos usuários com conteúdo informativo.
Por Fabio Tarnapolsky