Conveniência, praticidade, tecnologia e conforto. Essas são as palavras que destacam as tendências 2023 para o setor de bebidas e alimentos, segundo a consultora financeira Edijeide Fernandes. As tendências foram apresentadas durante o evento Food Service 2023.
A ação, que aconteceu na tarde desta terça -feira (27) e teve participação de mais 100 empreendedores, deu start à programação deste ano do Sebrae/MT para o segmento e foi desenvolvida em parceria com a Abrasel MT.
Além das tendências, o evento trouxe aos empresários do setor o mapeamento econômico atual do Brasil e de Mato Grosso. De acordo com Fernandes, Mato Grosso está em amplo crescimento.
”Oito por cento é a expectativa de crescimento do PIB deste ano para Mato Grosso. Esse cenário vai impactar os negócios desse segmento”, afirmou. Mas a consultora lembrou que, “o cenário é favorável, porém o conselho é para continuarem mantendo a organização dos seus negócios, fazerem uma gestão eficiente e ter cuidado com a inflação. Teve alta, precisa repassá-la no preço final, senão não dá conta, quebra, vai ter prejuízo. Isso não muda. É lei para quem empreende”, recomendou.
Com as expectativas positivas, a presidente da Abrasel MT, Lorenna Bezerra, revelou que, para 2023, as atividades do segmento de Bebidas e Alimentos devem expandir, ido para as ruas, fazendo um movimento entre os eixos da gastronomia, cultura e arte.
“A ideia é que os restaurantes inovem e ofereçam serviços que saiam do convencional, seguindo as tendências que
nossa consultora já citou. Isso também serve como base de referência pós-pandemia. 2023 será este ano de referência para a consolidação de nossos hábitos, alinhados aos gargalos de mão de obra, gestão e treinamentos, que são da rotina de quem empreende”, reiterou.
Em nível nacional, 2% do segmento estão em Mato Grosso. Já no estado, Bebidas e Alimentos representam 31% dos empreendimentos. Cuiabá e Várzea Grande possuem mais de 7.300 bares e restaurantes.
Quem faz parte dessa estatística é o empresário Renato Romani. Proprietário do Diletto Massas, Romani conta que está investindo em tecnologia há alguns anos. Isso, de acordo com Renato, foi um diferencial durante o cenário de crise dos últimos dois anos. “Pois eu consegui antecipar soluções e resolver as dores que chegam junto à crise”, pontuou. Ele também destacou o papel do Sebrae e da Abrasel nesse resultado. “São duas instituições que foram primordiais neste momento, assim como nesses pós. Agendas como essa aqui, possibilitam a reciclagem e a troca de experiências empíricas, que nunca saem de moda”, disse.
Seguindo esse trabalho de união das cadeias para desenvolver ferramentas mais potentes e fomentar o setor, o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, lembrou de outras agendas trabalhadas pela instituição, como a valorização da agricultura familiar.
“Hoje, temos programas como o pró-pantanal, que vai além do turismo e cultura. Ele engloba a valorização da agricultura familiar, treinando o olhar dos gestores públicos e agricultores para trabalharem juntos, movimentando a economia local em todos os eixos. São braços que impactam o segmento. E queremos, este ano, provocar nosso olhar para buscarmos mais inovações. Para isso, é primordial as parcerias e o apoio dos empreendedores”, finalizou.
Balanço 2022: Segundo dados do Instituto de Foodservice Brasil (IFB), o faturamento dos 171 mil estabelecimentos em 2022 foi de aproximadamente R$ 108 bilhões, fruto de um consumo médio mensal de R$ 180 milhões. O segmento responde por 2,7% do PIB nacional. No que concerne à mão de obra, emprega 385 mil pessoas. Em 2022, 8 em cada 10 empregos gerados foram criados pelos pequenos negócios, e o segmento de restaurantes foi o segundo que mais empregou. Em Mato Grosso, o setor de Alimentação Fora do Lar (AFL) movimenta R$ 3,7 bilhões, conforme dados da Abrasel.
Fonte: ANS