quinta-feira,19 setembro, 2024

IFMT recebe novos equipamentos de última geração

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Octayde Jorge da Silva, em Cuiabá – recebeu 360 novos computadores para uso dos alunos durantes as aulas no instituto. Os equipamentos de última geração fazem parte do processo de modernização do Instituto e foram adquiridos junto a um projeto aprovado e executado em parceria com Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) para implementação de Laboratórios Multiusuários de Computação de Mato Grosso.

Foto: Eloisa Borges

Este projeto é resultado de uma ação coordenada pelo Prof. Dr. Ed Wilson Tavares Ferreira e articulada entre grupos de pesquisa (GEOCIÊNCIA, Grupo de Pesquisa em Redes e Segurança GPRS, Grupo de Pesquisa em Ensino Profissional GPEP, Grupo de Engenharia de Software Aplicada ESA), unidades organizacionais ( Coordenação de Tecnologia da Informação CTI, Departamento de Computação DCOM, Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação DPPG, Laboratório de Pesquisas Especiais LAPES) e a gestão do IFMT Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva. O projeto foi contemplado no Edital FAPEMAT 009/2022 – Laboratórios Multiusuário, o qual propiciou a estruturação do Laboratório Multiusuário de Computação – LMC no campus Cuiabá, com a aquisição dos computadores.

“O desenvolvimento do projeto propiciará o aprimoramento das aulas nos cursos de diversos níveis (médio, técnico, graduação e pós-graduação), além do fomento da interdisciplinaridade entre as áreas de formação, melhoramento da prestação de serviços de consultoria e desenvolvimento de software, prestados pelo campus para a sociedade”, explica o coordenador do projeto, Prof. Dr. Ed Wilson Tavares Ferreira.

Os laboratórios contemplados pela entrega realização prestação de serviços externos e poderão ser compartilhados com outras instituições públicas ou privadas. Ao todo foram investidos R$ 2.006.195,00.

O objetivo da iniciativa do projeto é ofertar aos alunos atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento em computação de maneira mais eficaz em todos os níveis de formação, além de promover a pesquisa e a extensão, estimulando docentes e estudantes através de programas da unidade, além de realizar serviços especializados em pesquisa e inovação.

Segundo Juliana Fonseca Antunes, doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Campus Ilha Solteira – e chefe de Departamento de Computação do IFMT Campus Octayde Jorge da Silva – os novos equipamentos é maior conquista recente do IFMT. “A maior mudança que tivemos é a chegada desses equipamentos. Temos 12 laboratórios, e cada laboratório terão entre 20 e 35 computadores de última geração”, afirma.

“Tenho 18 anos de instituto. Nesse intervalo não tinha nada de novo para unidade. Nós tínhamos 3 laboratórios. Ganhamos um quarto, que era laboratório de robótica com tudo de melhor. Mas essa é uma das maiores conquistas que a gente está tendo”, completa.

Foto: Eloisa Borges

Juliana também ressaltou que os novos computadores vão possibilitar a criação de um modelo institucional de ensino inovador – estimulando os alunos nos espaços de aprendizagem, incluindo os laboratórios, a buscarem cada vez mais se engajarem nas ações do IFMT. Dentro dos três departamentos de graduação do Instituto, que conta com Engenharia da Computação, Tecnologia em Sistemas para Internet e Tecnologia em Rede de Computadores. E Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.

Ao longo deste ano, outras ações serão executadas – ofertando para sociedade ensino e garantindo que utilizem os equipamentos e estrutura do IFMT na perspectiva de garantir mais integração e participação popular nos movimentos da instituição. “Precisamos fazer alguma coisa para a população e também para os pesquisadores, então estamos esperando essa contrapartida para no momento que formos chamados, estarmos aqui para atender, até porque, principalmente para os alunos, isso uma vitória”, finaliza.

José Augusto de Souza
José Augusto de Souza
Formado em Jornalismo pela Universidade de Cuiabá (Unic); Design Gráfico pela escola de efeitos visuais Gracom Cuiabá; Redes de Computadores pelo IFMT; Analista planejador de comunicação; Assessor de imprensa; Editor de conteúdo visual estático; Especialista em elaboração e manipulação de documentação e estruturas em 2D; Desenhista; Ilustrador; Escritor;

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados