Cada vez mais empresas buscam startups como estratégia para expansão dos negócios. Em levantamento da consultoria ACE Cortex divulgado hoje (10), os três principais motivos para investir em startups apontados pelas empresas foram:
- 62,6% – trazer soluções rápidas para os negócios
- 43,9% – novas linhas de receitas e potencializar as atuais
- 41,5% – antecipar tendências de disrupção
No relatório, que é feito anualmente, a consultoria constatou que o percentual de companhias que passaram a priorizam a busca por outras formas de faturamento saltou de 2021 para 2022. Em 2021, 39,2% das empresas entrevistadas sinalizaram preocupação com a receita. No ano passado o percentual foi de 57,1%.
“Trabalhar em parceria com startups pode ser uma boa solução nesse sentido, já que as startups, por passarem por muitos processos de validação, costumam oferecer soluções mais rápidas – e consequentemente mais baratas – para os problemas das grandes corporações”, diz o relatório da consultoria.
Dentre os focos que as companhias adotam para trabalhar a inovação em conjunto com as startups, a evolução de produtos ou serviços existentes é o principal deles (51,6%), na sequência aparecem novos modelos de negócios (46,2%) e melhora na experiência do cliente (46,87%).
O levantamento recebeu respostas de 120 empresas, de segmentos variados e localizadas nas cinco regiões do país. Cerca de 40,6% das companhias tem faturamento superior a R$ 1 bilhão.
Fonte: Forbes