sexta-feira,20 setembro, 2024

Gerações Alpha e Z: As marcas preferidas do público infanto-juvenil no Brasil

Uma pesquisa recente da Kids Corp revelou as marcas preferidas público infanto-juvenil no Brasil. Na 3ª edição do seu relatório anual Top Brands, fruto do mapeamento anual do comportamento de mais de 70 mil crianças, adolescentes e seus pais nas Américas, 13.851 mil delas no Brasil, a Kids Corp apontou o impacto das marcas na vida dos jovens abaixo de 18 anos.

Os dados são coletados em compliance com a LGPD, através da plataforma de pesquisa proprietária de dados da Kids Corp, a Askids. Segundo Gastón Stochyk, diretor de dados da Kids Corp, esse público vem crescendo como uma das grandes influências na decisão de compra das famílias.

“Em categorias como brinquedos, entretenimento, vestuário, calçados e fast food, a persuasão sobre os pais ultrapassa os 70% na América Latina”, diz Stochyk. Além disso, o executivo explica que mais de 40% das crianças e adolescentes já têm o próprio dinheiro e destinando-o principalmente à compra de alimentos e bebidas, roupas, brinquedos, além do lazer com os amigos.

86% das crianças e adolescentes têm acesso a um smartphone na América Latina e estão em constante contato com as marcas 

“Em um mundo cada vez mais conectado, 86% das crianças e adolescentes têm acesso a um smartphone na América Latina e estão em constante contato com as marcas, gerando laços de preferência e confiança. Tanto as experiências funcionais quanto as emocionais tornam-se relevantes e são fundamentais na construção desses vínculos. Eles são atraídos por marcas que os divertem, são de qualidade e que os fazem felizes”, explica Gastón Stochyk.

As marcas favoritas de crianças e adolescentes no Brasil

Mas quais são as marcas favoritas de crianças e adolescentes no Brasil? Por que eles as escolhem? Em quais marcas confiam? Como anúncios afetam seus comportamentos? Estas e outras questões foram respondidas no estudo da Kids Corp. Veja alguns destaques:

Top 10 de Marcas Favoritas

Adidas, Nike, YouTube, All Star, Apple, Disney, McDonald´s, Netflix, Barbie e Coca-Cola. Estas marcas também figuraram no levantamento de 2022, porém em ordem distinta de preferência.

Marcas favoritas (considerando todos os segmentos etários)

  • Marvel (6%), Disney (6%) e Adidas (6%) – meninos mais jovens (3 a 5 anos de idade).
  • Adidas (9%), a Nike (8%) e a McDonald’s (7%) – crianças de 6 a 12
  • Nike (16%), Adidas (15%) e Apple (6%) – adolescentes.

Entre meninas:

  • Barbie (15%) e Disney (11%) – de 3 a 5 anos
  • Barbie (11%) e All Star (8%) – entre 6 e 12 anos
  • All Star (12%) e Apple (12%) – adolescentes

9 em cada 10 crianças e adolescentes brasileiros confiam SXSW 2023: Uma visão diferente do evento que antecipa tendências em escala global em uma marca 

As marcas X confiança público infanto-juvenil

Segundo o levantamento da Kids Corp, 9 em cada 10 crianças e adolescentes brasileiros confiam (no mínimo) em uma marca.

Eles mencionam, em média, 4,2 marcas em que confiam. Adidas (23%), Netflix (18%), YouTube (18%) e Coca Cola (18%), lideram o ranking, seguidas pela Disney (16%) e McDonald’s (15%). A confiança em marcas de tecnologia e tênis cresce junto com a idade.

Sendo o que mais crianças e adolescentes no Brasil valorizam nas marcas é sua capacidade de os fazerem felizes (30%), de divertir (26%), bem como sua qualidade (26%).

Sobre a publicidade, 79% das crianças brasileiras viram seu anúncio favorito em formato online, e 5 em cada 10 pedem aos pais que comprem produtos vistos em propagandas. Já 26% buscam informação adicional on-line depois de ver uma campanha.

Por: Marcelo Brandão

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