Conceitos Fundamentais de Marketing Digital, Métricas e Análises em Mídias Sociais e Marketing nas Mídias Sociais: Anúncios no Facebook e no Instagram. Essas foram as capacitações ministradas em fevereiro pelo Hub da Indústria do Distrito Federal a empresários e representantes dos segmentos de vestuário, de alimentos, de construção e de mármore, granito, artefatos, cimento e concreto. Os encontros, nos dias 14, 16 e 28, ocorreram no Parque Tecnológico de Brasília – Biotic.
Na qualificação Marketing nas Mídias Sociais: Anúncios no Facebook e no Instagram, nessa terça-feira (28), o especialista nas áreas comercial e de marketing Sávio Ferreira tratou sobre perfil atrativo, conteúdo e funil de vendas e planejamento de conteúdo.
“As pessoas perdem tempo, energia e dinheiro nas redes sociais por não conhecerem o canal que querem usar e por não terem planejamento. É preciso estruturar a produção de conteúdos para ter qualidade no trabalho entregue ao público-alvo”, explica o profissional. Ferreira acrescenta que é preciso cuidado e atenção com anúncios pagos. Criar posts com o objetivo de atrair um grande número de seguidores não é funcional, por exemplo, pois a entrega do material para quem realmente o consome pode não acontecer. “É preciso também estar atento às políticas e regras das plataformas e ao uso de hashtags para fazer publicações assertivas e não correr o risco de ter a conta bloqueada. Investir em anúncios requer estratégias bem definidas para despertar o interesse das pessoas e resultar em vendas.”
Daniel Viana (foto), um dos sócios da confeitaria Morada Mineira, conta que estar presente em canais virtuais proporcionou crescimento de clientes e, consequentemente, do negócio. Na pandemia de covid-19, os gestores perceberam o quanto era importante que o público enxergasse a empresa em meio ao isolamento social. A partir disso, passaram a usar mais o Instagram e o Facebook. “Tivemos um boom de vendas e desde então buscamos sempre melhorar nossas redes, que são nossas vitrines online. O Hub da Indústria veio ao encontro desse propósito, pois a cada ação descubro algo novo para implementar. É uma oportunidade ímpar, pois saímos do achismo e passamos a aplicar o que realmente é efetivo”, conta.
As outras duas capacitações de fevereiro, Conceitos Fundamentais de Marketing Digital e Métricas e Análises em Mídias Sociais, foram conduzidas pelo doutor em Estratégia, Marketing e Inovação Renato Calhau. Na primeira, foram abordados conceitos sobre o comportamento do cliente, tais como a definição de persona e a jornada do consumidor. A segunda, além de métricas, tratou sobre transformação digital, globalização e adaptação de mercado.
“Para atuar no ramo digital, é preciso conhecer o consumidor. Há ferramentas que colaboram para os entender melhor e, assim, converter estratégias de marketing em vendas, por exemplo. É necessário ter uma identidade na internet, ter claro qual o seu diferencial diante de outros negócios”, afirma Calhau.
Hub da Indústria do DF
O projeto busca promover a tecnologia na cadeia produtiva e elevar a maturidade digital do setor industrial brasiliense. Atende gratuitamente 60 negócios, focando aumento de receita, de visibilidade e de vantagem competitiva.
Em 2022, o projeto foi aprovado em edital da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), inscrito pela Fibra, pela Biotic S.A. — empresa gestora do Parque Tecnológico de Brasília —, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF, pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Universidade de Brasília.
O Hub tem um espaço no Biotic. No local, são executadas ações de diagnósticos, desafios, capacitações, apresentações de soluções e de interação entre os participantes, sempre com temáticas voltadas para a melhoria da produtividade e da competitividade do ecossistema brasiliense de inovação.
Para o mês de março, estão programadas capacitações em gestão de estoques. Concluída essa fase de capacitações, será executado outro eixo do projeto: solução e transformação, com curadoria, aconselhamento e acesso dos participantes a ferramentas digitais aplicáveis à solução de seus maiores desafios. Paralelamente, os atendidos participam de ações de conexão e interação. São encontros entre empresas, startups, governo, academia e outros agentes que compõem o ecossistema de inovação para bate-papo e debates.
Fonte: Sistema Fibra