Aconteceu nesta quinta-feira (2/3), no Rio de Janeiro, a primeira edição do Esquenta Web Summit, circuito desenvolvido para preparar o público para a chegada do Web Summit Rio, que acontecerá entre os dias 1 e 4 de maio. O evento foi uma parceria da Invest.Rio, agência de atração e promoção de investimentos da Prefeitura, com Sebrae Rio e Senac RJ, e teve transmissão exclusiva de Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
A grande novidade da noite foi o lançamento de um edital que vai selecionar dez startups para levar ao Web Summit Rio. A cerimônia, que ocorreu no Espaço Conexões Furnas, também teve como objetivo gerar networking entre os atores do ecossistema de inovação e engajar o público para o maior evento de inovação e tecnologia do mundo.
De acordo com o secretário de desenvolvimento econômico, inovação e simplificação do Rio, Chicão Bulhões, a cidade tem tudo para ser o epicentro da tecnologia na América Latina, e a vinda do Web Summit – tradicionalmente realizado em Portugal – reforça justamente os esforços da Prefeitura para consolidar a cidade nessa posição de destaque. “O ecossistema empreendedor do Rio de Janeiro há muito tempo merecia ter uma luz jogada em cima dele pela qualidade que tem. O Rio tem tudo o que precisa para ser a capital da inovação e tecnologia.”
Já o diretor regional do Senac RJ, Sérgio Ribeiro, enfatizou a importância do evento e o seu legado para a cidade. “O Web Summit Rio vai ser um marco. Vimos a transformação que o evento levou para Lisboa e espero que a gente possa tirar proveito do Web Summit em toda a sua plenitude”, comentou.
Além de Bulhões e Ribeiro, participaram o head de startups do Web Summit, Ricardo Lima; o Diretor de Gestão Corporativa da Eletrobras Furnas, Pedro Brito; e o diretor de desenvolvimento do Sebrae, Sérgio Malta. “Estamos de braços abertos para o ambiente empreendedor do Rio de Janeiro, que é imbatível”, acrescentou Brito.
O edital
Startups interessadas em participar do Web Summit Rio podem se inscrever por este formulário até o dia 17 de março. Na primeira fase, em 30 de março, os candidatos participarão de um pitch day para apresentar suas propostas a uma banca formada por especialistas. Serão avaliados critérios como potencial de impacto econômico, gestão de modelo de negócios e prontidão para internacionalização. “Vamos selecionar dez startups para participar ativamente do Web Summit, que vai prospectar o Rio como cidade do futuro da tecnologia”, afirmou Sérgio Malta, diretor de desenvolvimento do Sebrae.
O resultado será divulgado no evento final do Esquenta Web Summit, em 4 de abril. As vencedoras vão ganhar ingressos da categoria alfa, que dá direito a um espaço de expositor no Web Summit Rio.
De acordo com Malta, o objetivo do Esquenta é também aumentar a visibilidade do Web Summit e mostrar como os participantes podem aproveitar a experiência única de ter o maior evento de tecnologia do mundo no Rio. “Também acontecerão vários eventos paralelos para comportar uma série de encontros entre empreendedores, startups e investidores. As oportunidades serão múltiplas”, afirmou o diretor do Sebrae.
Criado em 2009 na Irlanda, o Web Summit é realizado anualmente em Lisboa, Portugal. A primeira edição realizada no Rio de Janeiro acontecerá entre os dias 1 e 4 de maio, com expectativa de reunir mais de 15 mil participantes e conectar mais de 900 startups e 500 investidores.