Semifinal do Desafio Liga Jovem ocorre durante o Bossa Summit, em São Paulo, durante os dias 23 e 24 de março; jovens de 14 a 21 anos de todo o Brasil participam do projeto.
O Sebrae Nacional custeará a inscrição de 427 estudantes e 88 orientadores, majoritariamente de escolas públicas, para o Bossa Summit, evento focado em conectar investidores, startups e corporações e realizado nos dias 23 e 24 de março pela Bossanova Investimentos, venture capital mais ativa da América Latina. A ação acontece por meio do Desafio Liga Jovem, voltado à resolução de problemas com soluções tecnológicas por jovens do ensino fundamental e médio.
O evento recebe a semifinal do programa, em que 100 projetos — dos 616 selecionados na primeira fase — irão apresentar seu pitch para uma mesa de jurados, que avaliarão as melhores soluções. As seis equipes vencedoras participarão de uma missão internacional para Madri, na Espanha.
A parceria vem no sentido de contribuir para a formação dos participantes e abrir novos horizontes, como explica Elaine Novetti, analista de educação empreendedora do Sebrae. “Levar jovens de todo o país, sendo mais de 76% de escola pública, é o match perfeito: os participantes do Liga Jovem poderão conhecer o mundo das startups, inovação e tecnologia; e as startups e investidores terão a possibilidade de conhecer projetos iniciais e como a educação empreendedora é capaz de transformar vidas”, diz Novetti. A proposta é que eles criem soluções inovadoras para resolver problemas reais das suas escolas ou comunidades. Ao longo do projeto, iniciado no final de 2022, foram mais de 5 mil jovens e professores, entre o 9° ano do ensino fundamental e o 3° ano do médio, que foram impactados — desde a inscrição da ideia até as ofertas de mentorias e capacitação pelo Sebrae.
Do outro lado, a ação também proporciona benefícios ao evento e às startups partipantes. “É uma forma de compartilhar conhecimento com esse público, mas também permitir que as startups os testem como usuários de suas tecnologias. Em cima disso, ainda gera oportunidade de trabalho, possibilitando conexão entre alunos e empresas”, explica João Kepler, CEO e fundador da Bossanova.
O Bossa Summit está na segunda edição e acontece nos dias 23 e 24 de março, em São Paulo (SP). A expectativa é que cerca de 6 mil pessoas passem pelo local, no Expo Center Transamérica, para criar conexões com startups, investidores ou corporações. De acordo com Kepler, o maior desafio, agora, é nacionalizar o evento, fomentando negócios entre todos os estados do Brasil, e aumentar o impacto social da organização. “Muitas vezes, as startups e investidores de outros estados sentem que os eventos daqui não são para eles. Estamos em uma força tarefa para mostrar que é sim, que construímos tudo por eles, para eles e com eles”, diz. Com a parceria junto ao Sebrae, estudantes de 18 estados brasileiros serão contemplados.
Entre eles está o baiano Cauã Barros de Oliveira, de 16 anos, residente em Irecê (BA), cidade na qual a Caatinga é o bioma predominante. O sonho do jovem é empreender com tecnologias para o meio ambiente e, quando viu na internet o anúncio sobre o desafio, conversou com outros quatro colegas e um professor. Juntos, em uma equipe de seis pessoas, desenvolveram uma solução para monitorar o início de queimadas em regiões mais secas, que evita incêndios como os que aconteceram em 2021, na cidade vizinha a sua, em Uibaí. “O sistema é composto por sensores, que ao identificar chama ou a fumaça, enviam a informação para a tecnologia, acionando, imediatamente, uma bomba que mandará água para os aspersores”, explica sobre a ideia que será apresentada no Bossa Summit. Além disso, um site com informações climáticas é parte do projeto idealizado pela equipe.
“Participar do Desafio Liga Jovem, com a grande final sendo em um evento como o Bossa Summit, será um divisor de águas na vida dos participantes. Muitos nunca saíram das comunidades em que moram, imagine participar de um evento com o conteúdo robusto e possibilidade de networking que a Bossanova oferece”, comenta Novetti, do Sebrae. No caso de Cauã, as malas estão prontas para ir da Bahia em direção à São Paulo, onde apresentará um projeto que considera importante para a comunidade da Caatinga. “Estou contando as horas para participar do evento, já fiz até as malas para essa experiência que promete ser fantástica e cheia de aprendizado”, diz o jovem.
Interessada em seguir carreira na área militar e apaixonada por psicologia, Sofia Lopes Soares tem 17 anos e está no terceiro ano do ensino médio. A equipe da qual ela faz parte apresentará um aplicativo dedicado às crianças com TOD (Transtorno Opositor Desafiador). “Nosso aplicativo não substitui nenhuma forma de tratamento, mas trabalha com jogos e ligação entre escolas e pais”, explica. Ela é do Rio de Janeiro e sua equipe faz reuniões diárias para discutir os detalhes e se preparar para o pitch final. As expectativas para estar no Bossa Summit, segundo ela, são as mais altas possíveis. “Gosto muito de descobertas e de inovação. Faço parte de uma equipe de robótica, que está disputando a maior competição de inovação, descoberta e robótica do mundo. Ou seja, o Bossa Summit sempre esteve no meu radar”.
O evento tem a expectativa de reunir 6 mil pessoas e contará com nomes como Bruno Stefani, diretor global de inovação da Ambev; Fernanda Caloi, diretora da Latitud, e Reynaldo Gama, diretor da Ânima Ventures; além de grandes influenciadores de finanças e empreendedorismo, como Carol Paiffer, Thiago Nigro, Nathalia Arcuri, Joel Jota e Janguiê Diniz. As inscrições podem ser feitas no site.
Por Caio Faria