sexta-feira,22 novembro, 2024

Secretaria da Mulher promove ações voltadas às mulheres em março

Com o “Dia Internacional da Mulher” (08/03) se aproximando – junto a novos períodos de gestão política, tal como das prefeituras – é importante discutir a problemática da efetividade da construção das políticas públicas para as mulheres, na perspectiva da igualdade, de combate e prevenção, dentre outras ações.

Diante disso, desde a criação da Secretaria Municipal da Mulher, em Cuiabá, em junho de 2020, a pasta tem desenvolvido projetos, campanhas e ações para a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher. Atuar também na articulação com outros órgãos da administração e com a sociedade civil, visando promover a proteção na perspectiva de gênero e a incorporação nas demais políticas públicas voltadas para esse cenário.

Foram realizados 45 mil atendimentos em 2022 em movimentos que englobam programas, atendimentos da secretaria municipal e do Espaço de Acolhimento da Mulher e ações socias.

Programas e Projetos

Segundo a secretária da mulher, Cely Almeida, o aumento no volume de atendimentos se dá também ao aumento de ações promovidas pela secretaria buscando integrar cada vez mais as mulheres dentro da Capital e do interior em diferentes cenários.

A Secretaria Municipal da Mulher trabalha com três pilares. A ‘prevenção e informação’, que trabalha na capacitação de servidores, de colaboradores de empresas, realizando palestras em igrejas, escolas dentre outros. O segundo pilar é focado no ‘combate à violência e desigualdade’, desde a transferência de renda com o programa ‘Solidariedade em Ação’, cartilhas e acompanhamento do ‘Assédio Não’, apresentação do ‘Violentrômetro’, e dentro deste programa destaca-se o ‘Espaço de Acolhimento’. O terceiro pilar é a ‘valorização da mulher’, que promove eventos e ações voltadas para todas as mulheres, como Mulheres em Ação’ Outubro Rosa, Espaço da Mulher e o Valoriza Mulher.

“A secretaria já tem mais de dois anos, com a pandemia não operou com todo potencial que ela pode. Mas trabalhou de forma muito ativa. A mulher precisa de saúde mental, física, alfabetização. E a secretaria é para acolher, conversar, tirar delas o que realmente possuem no coração. Temos uma equipe multidisciplinar completa e pronta para receber mulheres de Cuiabá e do interior. Nosso trabalho é aberto para todas que nos procuram de todos os municípios”, explica Celly Almeida, Secretária da pasta.

Existem diversos projetos integrados e parcerias firmadas com a iniciativa privada e instituições, com o objetivo de aumentar o alcance das ações da secretaria para as mulheres. E também projetos que incorporam a participação de homens, propondo reflexão e abordando temas como violência doméstica. Propostas que buscam um impacto positivo na vida do público feminino através de um caminho alternativo, aumentando a participação social e ampliando a entrada dos homens nos espaços de representação, decisão e controle social completamente voltado para as mulheres.

“Temos projetos para homens agressores, no sentido de orientar para que não retornem para essa condição. Por vezes a mulher já está no ciclo da violência, mas não sabe que está. Então quando orientada, ela se dá conta disso. A partir daí a nossa equipe começa o trabalho de orientação com todas as comunidades, trans, núcleo de mulheres negras, todas. Depois executamos o próximo passo, outro pilar nosso, o Valoriza Mulher. Esse programa atende mulheres na saúde mental, emocional, médicos de várias especialidades”, explica Celly.

Ações promovidas pela Secretaria da Mulher em março:

  • 01/03 – “Chá da tarde” e “Dia da beleza” para as moradoras do bairro do bairro 1º de Março. Acontece no Centro Comunitário;
  • 03/03 – Homenagem para as mulheres hospitalizadas no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC);
  • 6 a 10/03 – Palestras, roda de conversa e capacitação com o tema “Maria da Penha vai à escola”;
  • 08/03 – Lançamento do “Qualifica Mulher 2023”;
  • 08/03 – Café da manhã para as mulheres em situação de rua, realizado no Museu de Imagem e Som de Cuiabá (MISC);
  • 10/03 – Palestra com equipe da Policia Rodoviária Federal;
  • 10/03 – Encontro de mulheres em Vila Bela da Santíssima Trindade;
  • 20 a 24/03 – Primeira etapa do “Qualifica Mulher 2023”, Homenagem a 30 mulheres que inspiram outras mulheres, Lançamento da cartilha de “Ações de prevenção violência contra mulher”.
José Augusto de Souza
José Augusto de Souza
Formado em Jornalismo pela Universidade de Cuiabá (Unic); Design Gráfico pela escola de efeitos visuais Gracom Cuiabá; Redes de Computadores pelo IFMT; Analista planejador de comunicação; Assessor de imprensa; Editor de conteúdo visual estático; Especialista em elaboração e manipulação de documentação e estruturas em 2D; Desenhista; Ilustrador; Escritor;

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados