Com o “Dia Internacional da Mulher” (08/03) se aproximando – junto a novos períodos de gestão política, tal como das prefeituras – é importante discutir a problemática da efetividade da construção das políticas públicas para as mulheres, na perspectiva da igualdade, de combate e prevenção, dentre outras ações.
Diante disso, desde a criação da Secretaria Municipal da Mulher, em Cuiabá, em junho de 2020, a pasta tem desenvolvido projetos, campanhas e ações para a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher. Atuar também na articulação com outros órgãos da administração e com a sociedade civil, visando promover a proteção na perspectiva de gênero e a incorporação nas demais políticas públicas voltadas para esse cenário.
Foram realizados 45 mil atendimentos em 2022 em movimentos que englobam programas, atendimentos da secretaria municipal e do Espaço de Acolhimento da Mulher e ações socias.
Programas e Projetos
Segundo a secretária da mulher, Cely Almeida, o aumento no volume de atendimentos se dá também ao aumento de ações promovidas pela secretaria buscando integrar cada vez mais as mulheres dentro da Capital e do interior em diferentes cenários.
A Secretaria Municipal da Mulher trabalha com três pilares. A ‘prevenção e informação’, que trabalha na capacitação de servidores, de colaboradores de empresas, realizando palestras em igrejas, escolas dentre outros. O segundo pilar é focado no ‘combate à violência e desigualdade’, desde a transferência de renda com o programa ‘Solidariedade em Ação’, cartilhas e acompanhamento do ‘Assédio Não’, apresentação do ‘Violentrômetro’, e dentro deste programa destaca-se o ‘Espaço de Acolhimento’. O terceiro pilar é a ‘valorização da mulher’, que promove eventos e ações voltadas para todas as mulheres, como Mulheres em Ação’ Outubro Rosa, Espaço da Mulher e o Valoriza Mulher.
“A secretaria já tem mais de dois anos, com a pandemia não operou com todo potencial que ela pode. Mas trabalhou de forma muito ativa. A mulher precisa de saúde mental, física, alfabetização. E a secretaria é para acolher, conversar, tirar delas o que realmente possuem no coração. Temos uma equipe multidisciplinar completa e pronta para receber mulheres de Cuiabá e do interior. Nosso trabalho é aberto para todas que nos procuram de todos os municípios”, explica Celly Almeida, Secretária da pasta.
Existem diversos projetos integrados e parcerias firmadas com a iniciativa privada e instituições, com o objetivo de aumentar o alcance das ações da secretaria para as mulheres. E também projetos que incorporam a participação de homens, propondo reflexão e abordando temas como violência doméstica. Propostas que buscam um impacto positivo na vida do público feminino através de um caminho alternativo, aumentando a participação social e ampliando a entrada dos homens nos espaços de representação, decisão e controle social completamente voltado para as mulheres.
“Temos projetos para homens agressores, no sentido de orientar para que não retornem para essa condição. Por vezes a mulher já está no ciclo da violência, mas não sabe que está. Então quando orientada, ela se dá conta disso. A partir daí a nossa equipe começa o trabalho de orientação com todas as comunidades, trans, núcleo de mulheres negras, todas. Depois executamos o próximo passo, outro pilar nosso, o Valoriza Mulher. Esse programa atende mulheres na saúde mental, emocional, médicos de várias especialidades”, explica Celly.
Ações promovidas pela Secretaria da Mulher em março:
- 01/03 – “Chá da tarde” e “Dia da beleza” para as moradoras do bairro do bairro 1º de Março. Acontece no Centro Comunitário;
- 03/03 – Homenagem para as mulheres hospitalizadas no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC);
- 6 a 10/03 – Palestras, roda de conversa e capacitação com o tema “Maria da Penha vai à escola”;
- 08/03 – Lançamento do “Qualifica Mulher 2023”;
- 08/03 – Café da manhã para as mulheres em situação de rua, realizado no Museu de Imagem e Som de Cuiabá (MISC);
- 10/03 – Palestra com equipe da Policia Rodoviária Federal;
- 10/03 – Encontro de mulheres em Vila Bela da Santíssima Trindade;
- 20 a 24/03 – Primeira etapa do “Qualifica Mulher 2023”, Homenagem a 30 mulheres que inspiram outras mulheres, Lançamento da cartilha de “Ações de prevenção violência contra mulher”.