O ChatGPT é uma ferramenta baseada em inteligência artificial que atraiu a atenção da internet, devido a sua naturalidade em manter conversas e praticidade em realizar tarefas. Em novembro de 2022, menos de um ano de operação, o chatbot já contava com mais de 1 milhão de contas cadastradas.
“O ChatGPT tem se provado um fenômeno de engajamento e interação. Apesar de estar em fase experimental gratuita, a ferramenta pode otimizar a jornada de compra no e-commerce por meio da inteligência de dados, que possibilitará entender e responder às necessidades dos consumidores com mais precisão.”, revela Lucas Colette, CEO e fundador da Yampi.
Muitas empresas já estão investindo na integração do chatbot com demais plataformas, como Microsoft e Notion. A ferramenta tem potencial para revolucionar a maneira como interagimos em ambientes virtuais, compramos, e muito mais. Considerando esse cenário, o CEO da Yampi, empresa de soluções para e-commerce, listou as principais projeções do ChatGPT para o comércio eletrônico.
Possíveis usos do ChatGPT no e-commerce
1. Otimização de recomendações de produtos na loja virtual
O ChatGPT consegue gerar recomendações de produtos baseadas no histórico de compras feitas pelos clientes, o que otimizaria a jornada do consumidor.
“Com isso, o ChatGPT pode oferecer sugestões assertivas com base nos produtos existentes na loja, potencializando as chances de fidelização do consumidor, que encontrará o que procura com muito mais facilidade e agilidade”, diz o executivo.
2. Facilitar operações de estoque e devolução
Segundo Colette, o chatbot poderá simplificar os processos de devolução e controle de estoque. A ferramenta pode enviar respostas detalhadas sobre o processo de devolução dos produtos, além de comprovar documentos ou informações necessárias. Já sobre o estoque, o ChatGPT poderá informar aos clientes sobre condições de armazenamento e quantidade de produtos disponíveis em tempo real.
3. Tornar o atendimento ao consumidor certeiro
Um dos destaques do ChatGPT é a sua comunicação eficiente e prática, além de identificar as necessidades do usuário. “Além de possibilitar o envio de respostas automatizadas para perguntas frequentes de forma mais complexa e específica, a plataforma também deve ajudar a entender o perfil do consumidor, oferecendo uma jornada de compra focada nas necessidades do cliente e facilitando as operações diárias de venda”, finaliza.
Por: Giovana Pignati