sexta-feira,22 novembro, 2024

O novo perfil do profissional de tecnologia buscado pelas empresas: especialização, inglês e idade

A demanda por profissionais de tecnologia continua elevada. Todo ano, são abertas cerca de 159 mil vagas no Brasil, segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação de Tecnologias Digitais (Brasscom). Há, no entanto, mudanças no perfil do profissional mais buscado pelas empresas.

Ajustes pós-pandemia e a consolidação do trabalho remoto vêm mudando os critérios de contratação de companhias nacionais e internacionais. “Com o crescimento do comércio eletrônico durante a pandemia de covid, a busca por profissionais cresceu e as empresas flexibilizaram critérios de contratação. Esse momento passou, as empresas estão ajustadas, com novas demandas, e o perfil mudou”, explica Alexsandro Tolomei, diretor regional da Disys, uma das maiores empresas de alocação profissional e serviços gerenciados do Brasil.

A formação superior continua se destacando no currículo, mas a especialização tem cada vez mais peso. “Ser um especialista em linguagem de programação como Python, Java, .Net ou RPA, atendendo a uma necessidade bem específica da empresa, pode ter o mesmo peso ou até mais relevância que o diploma superior na área”, afirma Tolomei.

Também sai na frente na disputa pela vaga quem tem fluência em inglês, já que, cada vez mais, com a possibilidade de trabalho remoto, empresas estão buscando profissionais no mundo todo. Na Disys, por exemplo, a média de brasileiros alocados em empresas internacionais passou de 10% do total, em 2019, para 20% no ano passado. Todo ano, a Disys aloca cerca de mil profissionais no Brasil e no exterior. “O mercado de trabalho para o profissional de tecnologia, hoje, é o mundo. E o inglês é a porta de entrada”, diz Tolomei.

E há oportunidades para todas as faixas etárias, explica Tolomei. “Engana-se quem pensa que jovens são mais valorizados nessa área. Nada disso. O que as empresas estão buscando é a capacidade técnica, a especialização, o inglês. Um profissional com essas características, não importa a idade, sempre será disputado.”

Fonte: Infor Channel

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados