Referência em inovação e tecnologia, Curitiba está no ranking entre as 21 comunidades mais inteligentes do mundo do Intelligent Community Forum (ICF) – Fórum de Comunidades Inteligentes pelo quinto ano consecutivo.
O reconhecimento aconteceu na quinta-feira (23) e vem para reafirmar a capital paranaense como destaque no cenário mundial de inovação. Nos últimos dois anos, 2021 e 2022, Curitiba avançou na avaliação entrando no Top 7 do ranking.
Para estar no Smart21 Intelligent Communities de 2023, as comunidades foram avaliadas com base nos princípios de ações de governança para prosperidade econômica inclusiva, saúde social e riqueza cultural considerados essenciais para uma sociedade forte e resiliente.
As 21 cidades mais inteligentes do mundo, segundo o ICF:
- Assaí (PR), Brasil
- Astana, Cazaquistão
- Belfast, Irlanda do Norte
- Binh Duong, Vietnã
- Coquitlam, Canadá
- Coral Gables, EUA
- Curitiba (PR), Brasil
- Defiance, EUA
- Doral, EUA
- Região de Durham, Canadá
- Estevan, Canadá
- Fairfield/Jefferson County, EUA
- Fredericton, Canadá
- Greater Geelong, Austrália
- Condado de Gray, Canadá
- Hilliard, EUA
- Pickering, Canadá
- Ponta Grossa (PR), Brasil
- Sunshine Coast, Austrália
- Townsville, Austrália
- Whanganui, Nova Zelândia
Em direção do TOP 7 do ICF Global Summit 2023
Após a divulgação do ranking do Intelligent Community Forum (ICF), as cidades avançam para uma nova etapa de avaliação que vai definir o TOP 7 do ICF Global Summit 2023 no dia 20 de junho em Ontário no Canadá.
Pioneira nas Américas e também no Paraná
Curitiba foi a primeira cidade da Ámerica do Sul a estrear entre as comunidades mais inteligentes do mundo no ano de 2019, sendo pioneira da região.
Os bons resultados são fruto do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Curitiba, em parceria com o Vale do Pinhão, que promove e incentiva iniciativas voltadas à inovação, a exemplo do Rocket.
Referência em desenvolvimento, a capital paranaense serve de exemplo para que outros municípios do estado também sejam reconhecidos, a exemplo das cidades de Assaí e Ponta Grossa, que aparecem pela primeira vez no ranking em 2023.
Por: globo.com