Uma das coisas mais importantes para manter um empreendimento de pé é entender quem é o seu público-alvo. É conhecendo bem o perfil do cliente que o empresário será capaz de estabelecer uma comunicação eficiente, definir um planejamento estratégico e desenvolver produtos que atendam às necessidades do seu público.
Mas de que forma isso pode ser feito? A Pesquisa de Indicadores de Exame de Consumo (IEC) analisa o perfil comercial dos consumidores cuiabanos. Realizada pela empresa Exame Dados, a ferramenta reúne todo perfil socioeconômico dos entrevistados. São coletados dados como: formas de pagamento, bancos, mídias frequentemente visitadas (site, TV ou rádio), restaurantes e varejo.
É possível descobrir, por exemplo, quais sites estão sendo frequentemente visitados, quais restaurantes são mais requisitados e quais tipos de produtos são mais procurados. Tudo isso de acordo com a faixa etária, sexo, raça e escolaridade.
Os CEO’s da empresa, Paulo Munhoz e Vinicius Carvalho, explicam que o objetivo da IEC é entender como as pessoas agem enquanto consumidoras. “Por enquanto estamos trabalhando a nível Cuiabá, mas temos o interesse de expandir para os demais municípios do estado e futuramente para fora de Mato Grosso”, diz Vinicius.
Paulo relata que são utilizadas ferramentas de alta tecnologia para o cruzamento dos dados recolhidos, como a linguagem Phyton e o serviço de análise Power BI. Ambos os recursos apresentam uma tecnologia inovadora e ainda são pouco utilizados no país.
A Exame Dados também está incluindo o Metaverso em seus serviços. O uso dos óculos de realidade aumentada permite que os funcionários podem realizem viagens imersivas em salas 3d personalizadas, podendo realizar reuniões pelo Metaverso.
Texto: Victória Oliveira