sexta-feira,20 setembro, 2024

Tendências tecnológicas: quais delas estarão no foco dos negócios em 2023?

O ambiente dos negócios é tão impactado pela inovação e o surgimento de novas tecnologias quanto qualquer setor. Em 2023, na opinião de Márcio Teschima, conselheiro empresarial, presidente da Conselheiros TrendsInnovation e Walter Calza Neto, especialista em Direito Digital, Proteção de Dados e Propriedade Intelectual, Data Protection Officer do Corinthians, quatro inovações tecnológicas devem se destacar e precisam ser observadas com atenção:

  • Observabilidade Aplicada: o aprofundamento no tratamento e uso dos dados com a ajuda da IA (Inteligência Artificial) deve potencializar o uso de informações, assim como melhorar a sua qualidade, criando um padrão de recomendações para que as decisões empresariais sejam tomadas de forma mais rápida e prática.
  • Metaverso: apesar de se encontrar no ciclo inicial, o espaço virtual que tem como objetivo a réplica ou aprimoramento de experiências reais se desenvolve rapidamente e deve oferecer opções que mudem a forma de conexão das pessoas dentro e fora das organizações.
  • Rede 5G: a quinta geração das redes móveis se torna cada dia mais relevante nos ambientes corporativos na medida em que as empresas de telefonia expandem sua presença. Além de tornar a internet mais rápida, por permitir um fluxo maior de dados, a rede 5G também possibilitará o uso de aplicativos mais poderosos.
  • Industry Cloud Platform: tendo como base o conceito de computação em nuvem, a ferramenta trabalha com outros recursos tecnológicos, como SaaS (Software As A Service), PaaS (Platform As A Service) e IaaS (Infrastructure As A Service). Ao unir o tradicional com o moderno, tal tendência visa atender as necessidades de diferentes setores verticais.

Apesar de serem baseados em serviços de nuvem pública, o programa possibilitará que as empresas gerenciem de forma mais ágil as cargas de trabalho e acelerem mudanças em relação aos dados do próprio negócio.

Benefícios para as empresas e para os consumidores

De acordo com Walter Calza Neto, as quatro tecnologias em questão poderão impulsionar as instituições para cenários nacionais e até mesmo internacionais. Isso porque elas tendem a possibilitar que a mão de obra e os produtos e serviços oferecidos se tornem mais rápidos, práticos, descomplicados e inovadores. É claro, se as organizações forem ágeis o suficiente para utilizá-las o quanto antes.

Além de beneficiar as empresas, as tendências tecnológicas mais cotadas para os negócios em 2023 também apresentam inúmeras vantagens para o atendimento ao cliente. “O somatório de tecnologias como IA e metaverso poderá personalizar e potencializar a experiência do consumidor de forma nunca imaginada. A possibilidade de interação com produtos e serviços por meio de uma ferramenta de comunicação imersiva e visual torna a jornada mais rica e completa, alimentando, ainda que de forma simulada, todos os sentidos humanos”, explica Walter Calza Neto.

Márcio Teschima complementa ao dizer que todas essas tecnologias irão possibilitar uma comunicação onipresente mais assertiva com o consumidor, ou seja, a marca poderá se comunicar perfeitamente com seu cliente em qualquer ambiente, seja presencial ou virtual.

Desafios e impacto o meio ambiente

Por trás de uma grande meta, sempre há pequenos ou grandes desafios, e com a implantação e uso dos recursos em questão não é diferente.

Walter Calza Neto explica que a primeira adversidade é o encontro de mão de obra especializada. Isso porque as tendências citadas são consideradas tecnologias de ponta, e não são todos os colaboradores internos, por mais experientes que sejam, que conseguirão trabalhar corretamente com elas. “Outro ponto desafiador é criar uma comunicação que transmita segurança ao consumidor e ainda seja resistente às mudanças que essas tecnologias proporcionam”, acrescenta.

Com as transformações digitais, sociais, culturais e ecológicas que ocorreram nos últimos anos, uma pergunta que não pode ficar de fora dessa pauta é: como essas tecnologias irão trabalhar a favor do meio ambiente?

No caso da IA, Walter Calza Neto esclarece que a ferramenta poderá auxiliar no mapeamento dos índices de sustentabilidade e também na criação de medidas que atendam a agenda 2030 (plano de ação global da ONU que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável).

“Por sua vez, o metaverso permite a experiência com produtos, objetos de estudo e simulações sem que seja necessário o uso de matérias-primas do mundo físico, o que pode diminuir o desperdício de recursos naturais”, diz Walter Calza Neto.

Países que irão liderar o uso dessas tecnologias

Apesar de inúmeras regiões do globo investirem em tais tecnologias, apenas alguns países serão os grandes líderes no desenvolvimento e aplicação desses recursos no ambiente corporativo.

Márcio Teschima comenta que os Estados Unidos pode ser considerada a nação a pioneira na aplicabilidade do metaverso no mundo dos negócios. Isso porque o país realiza grandes incentivos neste setor tecnológico, assim como também no desenvolvimento de hardwares.

Já em relação ao uso de todas as tecnologias citadas no texto, Walter Calza Neto afirma: “muitos destaques devem ocorrer em Singapura e na Estônia, pois eles já estão mais avançados nos estudos dessas ferramentas, já possuindo também experiências concretas de sucesso em transformações digitais”.

Para Márcio Teschima, o Brasil está no caminho certo para conquistar seu lugar ao sol. “O Brasil, neste momento, não é líder no mercado geral, mas é um forte competidor, pois temos polos de pesquisa e desenvolvimento, além de polos de startups”, exemplifica.

Walter Calza Neto ainda acrescenta que o país apresenta grandes pesquisadores estudando o uso da IA e do metaverso. “Em relação à IA, os estudos já estão mais avançados e já estamos utilizando muitos produtos desenvolvidos por essa tecnologia. Em termos de metaverso, o país ainda tem uma produção tímida, mas que deve começar a crescer em 2023”, finaliza.

Por: Agnes Faria

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