A cobertura econômica internacional tem nos transmitido um quadro desafiador para o ano de 2023. A previsão é de que grandes economias mundiais estão prestes a passar por recessões e o Brasil não deve sair ileso. Acompanhando este cenário, temos uma longa lista de startups e bigtechs ainda demitindo grandes grupos de seus colaboradores.
É nesses momentos que nós, seres humanos, com nossas limitações, precisamos traçar estratégias para atravessar crises. E, quando falamos em estratégia, é essencial envolver a eficiência de processos: como fazer mais com menos. Não podemos mais investir nosso tempo e esforços em tarefas repetitivas – e hoje em dia, não é mais necessário.
Por isso, no escopo corporativo, a automação de processos é uma das principais tendências deste ano. Com quadros de funcionários reduzidos, é imprescindível contar com a inteligência humana para tomar decisões e explorar sua criatividade. Já no sentido de startups que querem se lançar no mercado em 2023, temos algumas tendências que são grandes interesses do consumidor final e, por isso, devem estar no radar dos empreendedores.
A Internet das Coisas (IoT) é um conceito que continua se expandindo. Isso porque ele está diretamente relacionado com o conforto e bem-estar do usuário. Integrando diferentes componentes tecnológicos à mesma inteligência, é possível preparar o lar para receber seu morador com a temperatura perfeita no ar condicionado e o filme certo preparado para dar o play. Depois de um longo dia de trabalho, nada mais perfeito do que isso. Isso além dos carros autônomos, que têm o potencial de reduzir drasticamente acidentes nas vias urbanas.
A demanda do ser humano pelo contato social, mesmo no período do distanciamento social pela pandemia, quanto para manter amizades com pessoas a longas distâncias faz do Metaverso uma realidade que veio para ficar. Mesmo com o relaxamento das restrições impostas pelo novo Coronavírus, os consumidores estão cada vez mais se relacionando com suas marcas, artistas e influenciadores pela internet.
Além disso, as relações de trabalho não mais precisam do deslocamento para o presencial, isso foi comprovado. Por isso, a realidade aumentada e virtual será progressivamente mais utilizada em aplicações comerciais, como treinamento de colaboradores, design de produtos e também em vendas.
Acompanhando a nova realidade no ambiente virtual, a Cybersegurança garantida pelo Blockchain é uma tendência necessária. Assegurar a seu cliente que sua plataforma tem processos transparentes e auditáveis é importante para melhorar sua experiência e, consequentemente, a aderência nos seus serviços. É crescente a ocorrência de fraudes no ambiente virtual. Por isso, tanto oferecer segurança para seu cliente, quanto a formação em ciência de dados para trabalhar com segurança cibernética, será extremamente relevante daqui para o futuro.
Todas essas tendências são possibilitadas e aceleradas pela presença do 5G, inclusive o novo e polêmico ChatGPT. A velocidade de transmissão de dados não somente agiliza a conexão para que as transações e a convivência no mundo virtual seja mais eficiente e natural: sem essa tecnologia, elas não seriam plenamente funcionais para começo de conversa.
A capacidade necessária para transmissão e velocidade de dados para conectar diversos dispositivos ao mesmo tempo, é imensa. E esse tipo de solução precisa ser automática. Não seria razoável presumir que o usuário esperasse minutos até a informação ser compartilhada.
A tecnologia está aí para nos apoiar. Em nosso trabalho, entretenimento e conforto. Precisamos contar com a tecnologia funcional para ajudar as nossas vidas, porque o ser humano deve ser estratégico e criativo – a execução é com a máquina.
Fonte: Startupi