Um sistema de Inteligência Artificial que escreve texto com uma qualidade semelhante à de um humano. Outro que cria imagens fotorrealistas a partir de meras palavras. E um outro que é capaz de programar. Com três lançamentos num curto período de tempo, a OpenAI tornou-se na tecnológica mais ‘escaldante’ do momento. Os resultados do ChatGPT, do Dall-E 2 e do Codex têm surpreendido tudo e todos. O impacto destes sistemas no futuro da sociedade pode ser profundo – e irreversível
A caixa de Pandora é uma história da mitologia grega sobre uma caixa (na primeira versão era um frasco) que continha todos os males do mundo. Segundo a lenda, a caixa foi dada a Pandora, a primeira mulher na Terra, como um presente dos deuses. Por curiosidade, Pandora abriu a caixa, libertando todos os males no mundo, deixando apenas a esperança presa lá dentro. O mito da caixa de Pandora é muitas vezes usado como uma metáfora para consequências não intencionais ou o lançamento de algo prejudicial ou indesejado.
Antes de avançarmos mais no texto, precisamos de fazer uma confissão – o parágrafo que acabou de ler foi, tim tim por tim tim, produzido pelo ChatGPT, o sistema de Inteligência Artificial (IA) criado pela OpenAI e que é capaz de escrever texto com uma qualidade muito próxima à de um humano. É a ferramenta tecnológica sensação do momento e provocou, como há muito não se via, uma onda de choque no mundo da tecnologia.