O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva, esteve em Brasília com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin para discutir inovação e desenvolvimento com a participação da universidade. O vice-presidente é também ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e na pauta também foram abordadas pesquisas em curso no Pantanal de Mato Grosso para o desenvolvimento tecnológico.
No MDIC, acompanhado pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec, o reitor cumpriu a agenda com o ministro Geraldo Alckmin para discutir demandas especialmente relacionadas à UFMT na promoção do desenvolvimento. “Hoje fomos recebidos pelo Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio Exterior, Geraldo Alckmin, onde tivemos oportunidade de dialogar sobre o desenvolvimento científico, tecnológico e inovação com foco na agricultura familiar do estado de Mato Grosso”, ressaltou.
Entre os temas em discussão esteve o desenvolvimento tecnológico do Arranjo Produtivo dos Biomas Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica e Região Araguaia em Mato Grosso. Também entrou em discussão a proposta de parcerias para consolidar o Parque Tecnológico e o desenvolvimento científico de Mato Grosso. “Na oportunidade em que encontramos o vice-presidente abordamos também possibilidades em formação e capacitação a partir das demandas sociais”, destacou.
Na última semana o reitor esteve em Brasília em reuniões no Ministério da Saúde (MS) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para discutir o novo Hospital Universitário e no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações o tema foi sobre as pesquisas desenvolvidas no Pantanal de Mato Grosso. Também foi discutido o apoio às atividades do Distrito Sanitário Especial (Desai), cuja direção está relacionada à Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (MS-SESAI).
Fonte: UFMT