Claudio Santana, escritor brasileiro e head de produtividade e inovação, já havia escrito livros de crônicas e contos anteriormente, bem como de assuntos mais técnicos. Após o ChatGPT virar febre, resolveu criar um livro inteiro com o chatbot.
Santana foi além. Ele ilustrou a obra com o DALL-E, ferramenta geradora de imagem por inteligência artificial da mesma empresa que tem o ChatGPT, o OpenAI.
O livro “Os Contos de Anacrôn” está sendo vendido pela Amazon Kindle. Além de Cláudio Santana, ele é assinado pelo próprio ChatGPT e DALL-E.
Santana explica que acha importante esse tipo de transparência no livro, assim como em qualquer produto criado em conjunto com a ferramenta.
Conforme conta em entrevista ao Money Times, o objetivo foi observar a interação entre a criatividade e a inteligência artificial em colaboração para criar contos e histórias filosóficas.
“O processo de co-criação foi surpreendente e maravilhoso. Eu imaginava a história, criava os personagens e inseria os comando no ChatGPT”, explica. “Ele desenvolvia a história. Em alguns casos eu determinei qual seria a moral, em outros deixava ele mesmo dizer”.
Santana comenta que nem sempre o texto era gerado conforme gostaria e, quando isso acontecia, tinha que voltar todo processo de inserir no ChatGPT.
O escritor comenta que ficou maravilhado com a capacidade de co-criação do robô. “Não foi só o ChatGPT, não fui só eu. Nós dois trabalhamos em conjunto”, disse.
Conforme conta, o ChatGPT “tomava a liberdade” de alterar alguns pontos na história enquanto Santana sugeria aquilo que preferia. Ao fim, ambos convergiram em uma decisão em conjunto.
Por Leonardo Rubinstein Cavalcanti