O governador Mauro Mendes (DEM), convocou os deputados estaduais para uma reunião de emergência na tarde desta segunda-feira (22) no Palácio Paiaguás.
O democrata pretende debater com os parlamentares as novas medidas que serão adotadas pelo Governo do Estado na tentativa de frear a proliferação do coronavírus (Covid-19), tendo em vista o colapso na saúde pública.
Entre as alternativas está a antecipação de feriados. A proposta já contaria com o apoio dos demais poderes e foi referendada pelo setor produtivo. Contudo, estaria enfrentando a resistência de prefeitos de alguns municípios, onde a pandemia é considerada por eles como “controlada”.
A proposta inicial do governador é de decretar feriado do dia 24 ao dia 26 de março (quarta a sexta-feira), e nos dias 1 e 2 de abril (quinta e sexta) da próxima semana.
Portanto, Mauro Mendes precisará da aprovação da Assembleia Legislativa. A expectativa era de que o projeto que antecipa feriados fosse encaminhado a Casa de Leis já nesta segunda-feira para apreciação dos parlamentares. O governador, contudo, consultará a opinião dos deputados sobre o tema, bem como sobre a possibilidade de lockdown.
Nesta manhã, o Sindicado dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed-MT) fez um apelo para que o governador e os prefeitos dos 141 municípios decretem o lockdown como forma de conter o avanço do vírus.
A entidade cita o sistema de saúde já em colapso e afirma que a medida já deveria ter sido tomada, tendo em vista o crescente número de casos e óbitos registrados nas últimas semanas.
Todas as informações sobre vigência e como irá funcionar serão divulgadas nesta terça-feira (23).
Fonte: AL/MT
Da Redação – Elisa Ribeiro