Com o grande e rápido aumento de casos e mortes causadas pela Covid-19 em Mato Grosso, o Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed-MT) propondo ao governador Mauro Mendes (DEM), um lockdown imediatamente.
Na nota publicada nesta segunda-feira (22), o sindicato citou que o sistema de saúde no Estado está colapsado e que a determinação de um lockdown novamente está com “atraso considerável’.
“Adiar ainda mais essa decisão pode trazer ainda mais desgraças às famílias mato-grossenses”, cita a nota.
O sindicato criticou o governador por deixar Mato Grosso chegar ao ponto, em que diversas pessoas aguardam por uma vaga de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria. A instituição ressaltou que a pandemia começou há mais de uma ano, tempo suficiente para o Executivo Estadual se adequar e dar assistência à população.
“Nesse primeiro momento os gestores deveriam ter treinado profissionais de saúde, expandindo o número de leitos de UTIs, construído um hospital de campanha e mais locais de atendimento de forma descentralizada. Mas não se organizaram, não planejaram”, consta na nota.
Por fim, o sindicato alertou que se não for decretado uma quarentena mais severa para conter o vírus, as pessoas vão morrer sem assistência médica e que pode acabar sobrecarregando não só o sistema de saúde, mas sim funerário também.
Fonte: Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed-MT)
Da Redação – Elisa Ribeiro