As rodadas mais recentes dos modelos meteorológicos continuam indicando muita chuva para boa parte do país nos próximos dias. Na região Central do Brasil, as atenções se voltam para a colheita da safra de grãos que pode ser interrompida devido ao excesso de água nas principais áreas de produção.
De acordo com informações da Climatempo, áreas de instabilidade continuam favorecendo a formação de nuvens carregadas em todo Centro-Oeste nesta quinta-feira (9). A consultoria alerta ainda para temporais com risco de rajadas de vento entre 50 a 70km/h em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e em parte de Goiás.
“A frente fria que está no oceano, na altura do Sudeste, ajuda a deixar a atmosfera instável nesta quinta-feira e por isso as nuvens se formam com facilidade entre a tarde e a noite na maior parte do Brasil Central”, explica a consultoria. A tendência é que continue chovendo em todas essas áreas pelo menos até o próximo domingo.
Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê as chuvas mais volumosas em áreas do Mato Grosso, com precipitação entre 30mm e 40mm nas próximas 24 horas. Nas demais áreas do Centro-Oeste, também mantém a condição de chuva, mas as tempestades mais volumosas podem acontecer de forma isolada.
Também continua chovendo no Sudeste do Brasil, com destaque para sul e Zona da Mata de Minas Gerais, que têm previsão de volumes mais expressivos, com acumulados de até 40mm nesta quinta. A mesma condição é prevista para o sul do Espírito Santo no sul do Brasil.
No Sul do Brasil, depois de alguns dias de temperaturas elevadas e tempo muito seco, uma área de baixa pressão deve levar umidade para os três estados, mas ainda de forma pontual.
“No Sul, duas áreas de Baixa Pressão (uma na Argentina e outra no oceano, na altura do Rio Grande do Sul) também formam nuvens carregadas nos três estados da Região e por isso há previsão de chuva também, porém, as pancadas serão isoladas, com volumes baixos, acompanhadas por trovoadas e ventos moderados”, afirma a Climatempo.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Chuva sem pausa na colheita:
A grande preocupação para áreas de grãos é o fato dos modelos não indicarem janela de sol nos próximos 15 dias.
Segundo a previsão mais recente da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), no período entre 9 e 17 de feveiro, as chuvas mais volumosas são previstas em Minas Gerais, com acumulados de até 125mm no período. No Centro-Oeste, o NOAA prevê acumulados entre 70mm e 90mm.
No período entre 17 e 25 de fevereiro, a tendência é de chuva ainda mais volumosa no Centro-Oeste, com destaque para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul que têm previsão de acumulados de 125mm no período. Em Goiás, o volume esperado é de 100mm no período.
O modelo mostra ainda condição de muitachuva em áreas do Matopiba, com destaque para o Maranhão que deve receber os volumes mais expressivos, além de indicar chuvas no oeste da Bahia, Tocantins e Piauí.
Veja o mapa de previsão estendida:
Fonte: Noticias Agrícolas