O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é um conjunto de processos e ferramentas que uma empresa usa para atender e resolver as necessidades dos seus clientes. É parte fundamental da gestão da relação com o cliente, sendo responsável por garantir uma boa experiência de atendimento.
A versão inicial do SAC era basicamente composta por atendimentos telefônicos demorados e sem automação. Com o surgimento da Internet, dos dispositivos móveis, das mídias sociais e do uso da Inteligência Artificial (IA) para automatizar processos de atendimento, as tecnologias e os canais de comunicação digitais também se tornaram parte do processo de atendimento. Ao mesmo tempo, o perfil do consumidor mudou, fazendo com que as empresas precisassem entregar atendimento rápido e personalizado.
Porém, nem todas as empresas conseguiram criar uma comunicação eficiente e que gerasse uma verdadeira conexão com o público-alvo. No início da pandemia de Covid-19, por exemplo, onde os chamados de atendimento aumentaram exponencialmente no online, grande parte das companhias não estavam preparadas para dar conta da alta demanda.
Porém, nem todas as empresas conseguiram criar uma comunicação eficiente e que gerasse uma verdadeira conexão com o público-alvo. No início da pandemia de Covid-19, por exemplo, onde os chamados de atendimento aumentaram exponencialmente no online, grande parte das companhias não estavam preparadas para dar conta da alta demanda.
Por Americo Talarico