A Associação Mato-grossense dos Municípios está se mobilizando para auxiliar os prefeitos na aquisição de vacinas contra à Covid-19. A instituição enviou aos gestores um modelo de carta de intenção para a compra da vacina russa Sputnik V, que está sendo aplicada em vários países.
O documento não sela o compromisso da aquisição, mas viabiliza que a empresa distribuidora internacional elabore uma proposta comercial e apresente as condições de fornecimento do imunizante.
O presidente da AMM, Neurilan Fraga, disse que é importante que os prefeitos interessados encaminhem à instituição a carta de intenção assinada com a maior brevidade para que a Associação faça um encaminhamento único à empresa distribuidora, pois o pedido mínimo tem que somar 100 mil doses.
“O prazo de entrega da vacina Sputnik V é de cerca de 20 dias após a assinatura do contrato. Por isso é importante agilidade administrativa para atender todos os trâmites burocráticos para a aquisição”, assinalou Neurilan.
Fraga disse que a imunização da população se tornou ainda mais urgente com o agravamento da pandemia em todo o país, que já soma mais de 280 mil mortos. Em Mato Grosso, já são 282.595 casos confirmados da covid-19, com 6.641 óbitos, até esta quinta-feira (18).
Além dos contatos com as empresas distribuidoras das vacinas, a AMM também tem reiterado as recomendações aos prefeitos sobre a importância de estabelecer medidas restritivas mais rigorosas para conter o avanço do novo coronavírus no estado.
A AMM elaborou uma nota técnica com 24 recomendações de medidas que visam incentivar o distanciamento social e o controle da doença. O crescimento exponencial da pandemia também está impactando os estoques de cilindros de oxigênio das prefeituras, que não estão conseguindo atender a demanda com o significativo aumento do consumo. A AMM solicitou oficialmente ao Governo do Estado que apoie as prefeituras na aquisição dos equipamentos.
Fonte: Assessoria da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM)
Da Redação – Elisa Ribeiro