Luiz Fernando Schvartzman tinha uma carreira de longa data como planejador financeiro. Ele ajudava pessoas a organizarem finanças, gastos e investimentos. Com mais de 10 anos nessa função, entendeu quais eram as dores e necessidades de seus colegas e decidiu criar o Vista, startup para facilitar a organização de números para os planejadores financeiros.
Luiz atualmente tem 36 anos. Deu entre vista para o PodSonhar, podcast do dedicado ao empreendedorismo jovem brasileiro.
Segundo o executivo, um fator que permitiu o crescimento do Vista foram os aportes financeiros. Um deles veio realizado por Thiago Nigro, com João Kepler, investidor-anjo, e Fernando Vasconcelos, executivo e sócio do Grupo Primo. Segundo Luiz, “é uma nova fase para a empresa”.
Luiz disse ver Thiago Nigro como inspiração e sempre pensou em tê-lo
como investidor para sua corporação. Antes de fechar a parceria, precisou mandar muitos e-mails que tiveram retorno negativo. Segundo Luiz, a busca pelo aporte não acabou porque todo “empreendedor tem que ser cara de pau e ter resiliência”. Um dos objetivos iniciais da empresa era criar um sistema mais
simplificado que as planilhas de Excel. No Vista, o dinheiro dedicado a investimento, gastos e outros aspectos são separados de forma intuitiva.
A empresa também faz integração com instituições financeiras por meio
do Open Banking. Assim, movimentações financeiras podem ser registradas automaticamente no sistema.
Luiz explicou que o processo de desenvolvimento da companhia se deu
com calma. O desenvolvimento do sistema de tecnologia teria demorado
cerca de 7 meses. Uma vez pronto, deram acesso a poucos clientes para
saber o que ainda podiam melhorar.
Mesmo com o sistema operacional em pleno funcionamento, Luiz disse que melhoras sempre devem ser feitas. “Tecnologia é sempre algo inacabado, tem que ficar sempre ajustando e melhorando”.