Depois de investir cerca de US$ 10 bilhões na OpenAI, criadora da plataforma de inteligência artificial generativa ChatGPT, a Microsoft já avalia novas formas de usar a tecnologia da empresa em seus negócios. E uma delas envolverá seu software para auxiliar equipes de vendas de empresas, o Viva Sales.
O Viva Sales foi lançado em outubro de 2022, e conecta os programas do Pacote Office e de conferências virtuais da Microsoft a softwares de gerenciamento de relações com clientes (CRM) – como o Microsoft Dynamics, da própria Microsoft, e também o da rival Salesforce.
Agora, segundo a Bloomberg, a empresa irá a usar a IA que alimenta o ChatGPT para escrever mensagens personalizadas aos clientes dos usuários do Viva Sales.
O programa irá analisar os registros históricos de clientes e o histórico de mensagens trocadas com eles para construir um perfil dessas pessoas. Essas informações serão usadas para gerar e-mails com texto personalizado, promoções e argumentos de vendas. Na prática, a IA estará ajudando os clientes da Microsoft a economizar tempo e vender mais.
Com a novidade, a companhia espera ainda aumentar sua receita obtida com clientes que usam plataformas de CRM. O Viva Sales é gratuito para quem assina o pacote premium da Microsoft Dynamic, mas cobra US$ 40 mensais de usuários do software da empresa SalesForce – que agora terão mais um bom motivo para usar o programa.
A Microsoft vem adicionando funcionalidades de IA da OpenAI em softwares para programadores e nas suas soluções em nuvem, além de já estar usando a tecnologia para aprimorar as funcionalidades do Microsoft Teams. A empresa tem planos de usar o ChatGPT para aprimorar seu mecanismo de busca Bing, estuda uma ampla variedade de usos comerciais e de consumo para o futuro, segundo a Bloomberg.
Por: Rafael Faustino