A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira, (19), quatro medidas para evitar o desabastecimento de medicamentos, oxigênio e dispositivos médicos necessários para o combate da pandemia de covid-19 no País.
Uma delas simplifica os processos de importação de dispositivos médicos e de medicamentos prioritários para o uso em serviços de saúde, mesmo que não regularizados no País, em caráter excepcional e temporário por órgãos e entidades públicas e privadas.
Outra medida também facilita o processo de distribuição de medicamentos estéreis (injetáveis).
A medida permite que a carga do medicamento possa ser transportada às distribuidoras e instituições de saúde enquanto as empresas realizam os testes de controle de qualidade. O medicamento, porém, só pode ser utilizado após o fabricante comunicar sobre a aprovação do produto nos testes de esterilidade, no tempo de 7 dias de incubação.
A Anvisa também aplicou excepcionalidades temporárias a requisitos para a utilização de cilindros de oxigênio na área da saúde pública.
Uma das medidas é a permissão para utilização de cilindros de gases industriais para o enchimento de gás medicinal. Isso significa que poderá ser usado cilindro cinza, em vez do verde, pra envasar oxigênio medicinal.
Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)