Empresas de diversos segmentos em todo mundo já estão criando estratégias de atuação no metaverso, um ambiente virtual compartilhado e imersivo, com interação entre as pessoas por meio de avatares customizados em 3D e acesso digital por meio de plataformas, games, óculos especiais de Realidade Virtual ou outros equipamentos.
No Brasil, a FTD Educação, uma das principais empresas de soluções educacionais do País, lançou a plataforma imersiva Metaverso FTD para oferecer experiências interativas e gamificadas no segmento educacional brasileiro. Trata-se de ambiente inteiramente personalizado dentro do metaverso voltado para a área da educação.
A plataforma permite ao usuário conhecer e passear pelo universo da empresa, representado por um showroom digital. Utilizando o avatar de um jovem explorador é possível conhecer algumas das áreas de atuação da FTD e desbravar o mapa digital interativo, com ambientes como o espaço dedicado à plataforma iônica (o ecossistema educacional da empresa), o FTD Sistema de Ensino e as áreas de literatura e institucional.
“Novas experiências imersivas do universo da educação serão implementadas na nossa plataforma ao longo de 2023, além da inclusão de eventos, como o FTD Day e o HUB FTB; e da visitação virtual ao parque gráfico da empresa, um dos maiores e mais modernos do País. O Metaverso FTD foi desenvolvido para oferecer novas possibilidades e experiências para estudantes, professores, gestores educacionais e famílias”, destaca Ricardo Tavares, diretor-geral da FTD Educação.
Experiência imersiva
Para incrementar a experiência educacional com esta tecnologia, cada sala virtual do Metaverso FTD poderá ser projetada para uma atividade diferente, como aulas especiais ou espaços ambientados para estudos de literatura, nos quais os livros poderão ser apresentados como um jogo diferente; ou ainda salas com formato para seminários, palestras, e outros objetos educacionais interativos. Cada usuário com seu avatar também poderá interagir com outras pessoas ou avatares no ambiente virtual.
Uma campanha promocional gamificada já está inserida no Metaverso FTD. O usuário percorre os corredores e salas do espaço virtual e pode coletar cinco livros que dão direito a um cupom de desconto para a compra das Caixas Comemorativas temáticas, com livros que marcaram a história da empresa nos últimos 120 anos.
“A criação de ambientes virtuais e imersivos de educação, como o Metaverso FTD, recupera a experiência interativa de sala de aula, comprometida pela aceleração digital, e resgata a experiência que a escola fornece, por ser um ambiente completamente voltado à educação. Além disso, a própria estética da experiência imersiva remete aos games, que tantas vezes competem pela atenção de crianças e adolescentes. Isso facilitará a adesão e permanência desses jovens que, passando mais tempo na plataforma, acabam expostos ao conteúdo educacional com curadoria pedagógica por mais horas no dia”, destaca Marcus Lyra, coordenador de Design e Experiência Digital (UX) da FTD Educação.
Por Mercado & Consumo