Curitiba será a primeira cidade da América Latina a testar o Evetol, conhecido popularmente como “carro voador”. A iniciativa foi desenvolvida na China e já é testada em países como a Espanha, para fiscalização policial. Um termo de cooperação será assinado nos próximos dias, com a Prefeitura de Curitiba, para realizar os voos sobre um lago da cidade.
A informação foi apurada pela BandNews FM com a AT Global, empresa carioca que traz o projeto ao sul do país. A expectativa é poder testar no Parque Barigui.
O CEO da empresa, Alexandre Daltro, destaca que a aeronave é elétrica e autônoma.
“O Evetol, que é uma forma elétrica de pousar e decolar na forma vertical, ele em tem algumas diferenças em relação ao helicóptero. A principal delas é o fato de ser elétrico, usar baterias e não combustível de avião. Claro que a tecnologia embarcada também se difere, como a quantidade de hélices, turbinas e motores, mas a principal de fato é ser uma aeronave elétrica”, diz.
O Evetol foi desenvolvido pela fábrica chinesa Ehang. Depois do acordo com a cidade, o projeto depende de uma autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para dar início aos voos sem passageiros.
A capital paranaense foi escolhida após diversas classificações no ranking de Cidades Inteligentes, de acordo com Alexandre.
“Já está bem encaminhado, escolhemos Curitiba como a primeira cidade no Brasil a receber a aeronave. A ideia de (Curitiba) realmente ser uma cidade inteligente e chegar onde chegou, do ponto de vista mundial, como uma das principais cidades smart cities do mundo, com essa inclusão das novas tecnologias com a sociedade”, completa.
A longo prazo, o objetivo é promover o turismo de baixa altitude, com passeios de “carro voador” sobre Curitiba.
Por Uol