O vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), presidente da Câmara de Cuiabá, solicitou ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) a inclusão dos profissionais da educação e da segurança pública no grupo prioritário de vacinação contra o coronavírus (Covid-19).
O emedebista alega que os profissionais atuam na linha de frente e, por isso, precisam ser imunizados o quanto antes. Isto porque, determinadas unidades de educação já estão recebendo alunos, e a segurança pública está nas ruas fazendo a segurança da população.
O pedido foi feito pessoalmente ao chefe do Executivo Municipal durante reunião realizada nesta semana. “Fizemos uma indicação especial ao prefeito Emanuel Pinheiro. Me parece que na prioridade estão os presos. Então, ao invés de dar prioridade aos presos, vamos dar prioridade aos profissionais da educação, a Polícia Militar, Polícia Civil, agentes prisionais, enfim, aos agentes de segurança. Já falamos com o prefeito para estudar essa prioridade”, pontuou o vereador citando que é contra a inclusão dos presos no grupo prioritário de vacinação.
Nesta quinta-feira (18), a vereadora Edna Sampaio (PT) também pediu que alguns segmentos sociais mais vulneráveis fossem incluídos no grupo prioritário. A solicitação, contudo, se deu por meio de um projeto de lei.
A matéria prevê que sejam priorizados, respectivamente, os profissionais da saúde que estão na linha de frente, os profissionais dos serviços funerários, seguidos das pessoas idosas, dos profissionais da educação em atividade, profissionais da assistência social que atuam no atendimento ao público, agentes da segurança pública, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência.
“A pandemia desvelou uma verdadeira crise humanitária, exigindo ainda mais a atuação dos profissionais nas políticas de assistência social. A população brasileira já sofria com os impactos da crise econômica e foi atingida mais ainda com as contrarreformas trabalhista e previdenciária, aumentando o número de desempregados e usuários sem acesso a bens e insumos essenciais à vida”, diz.
No mês passado, o vereador Paulo Henrique requereu do Executivo Municipal a inclusão dos agentes de Trânsito e agentes de Regulação e Fiscalização no plano de vacinação prioritária contra à Covid-19.
A medida foi formalizada por meio de um requerimento aprovado pela Câmara de Cuiabá e encaminhada ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). A solicitação tem como base a Lei Federal nº 13.979/2020, que trata sobre as medidas para enfrentamento da emergência da saúde pública em decorrência da pandemia da Covid-19.
Fonte: Câmara Municipal de Cuiabá/MT
Da Redação-Elisa Ribeiro