Anualmente, a NRF, principal evento de varejo e tecnologia do mundo, reúne milhares de profissionais dos principais players mundiais e de empresas emergentes para discutir o presente e o futuro do varejo. Tecnologia, novos hábitos, inovação e investimentos estão em foco. Neste ano, alguns temas predominaram as conversas do evento.

De acordo com Paulo Guimarães, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços (AFRAC), o assunto inteligência artificial esteve em alta, sobretudo com a possibilidade de aplicações que reduzam custos e tragam eficiência para as operações. O executivo elencou alguns temas que foram predominantes na edição deste ano.

1
Inteligência Artificial

“Aplicação de IA em processos logístico para garantir o suprimento e abastecimento dos produtos com menor estoque”

2
Microserviços em nuvem

“Diversas funcionalidades disponibilizadas na nuvem que podem ser utilizadas de qualquer lugar, seja um ponto de venda, um tablet ou um celular”

3
Sistema Android para ponto de venda

Consolidação do Android como sistema preferencial para ponto de venda;

4
Display 3D

“Projeções holográficas para demonstração de produtos ou serviços”

5
Multicanalidade

“Uso de soluções que estejam disponíveis em diversos canais de interação com o cliente, sejam redes sociais, lojas, ou APPs”

Por Luiz Gustavo Pacete