Até agora, cerca de 60 luminárias inteligentes, com antenas 5G, foram instaladas nas cidades de Curitiba/PR, Sorocaba/SP, Ceará-Mirim/RN, Araguaína/TO e Pato Branco/PR, por meio do Conecta 5G. Mais luminárias devem ser instaladas nos próximos meses, conforme relatou o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, ao ministro das Comunicações, Juscelino Filho, na última quarta-feira, 11.
Os próximos equipamentos devem ser instalados em pelo menos sete municípios dos estados de Pernambuco, Maranhão, Ceará, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. A previsão é que o processo seja concluído até o fim de fevereiro. Também devem ser implantadas 25 luminárias inteligentes no Polo Industrial de Manaus, ainda no primeiro trimestre de 2023. No encontro, o ministro garantiu que o Conecta 5G será continuado na nova gestão.
Além de embarcar antenas 5G, as luminárias inteligentes podem utilizar outras tecnologias, como câmeras de monitoramento e reconhecimento facial. A iniciativa, um convênio entre a ABDI e o Parque Tecnológico São José dos Campos, também conta com apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Ministério das Comunicações.
As luminárias inteligentes com chipset da Qualcomm, desenvolvidas pela Nokia e Juganu exclusivamente para o projeto, são alternativa para implantação do 5G pelo Brasil, já que a instalação não depende de adequação dos municípios à Lei Geral das Antenas. Anunciado em dezembro de 2021, o Conecta 5G, que teve investimento de R$ 10 milhões da ABDI, terá duração de 3 anos, na sua primeira fase. Os testes estão sendo realizados nas faixas de 3,7, 3,8, 27,5 e de 27,9 GHz.
Por: Gustavo Drullis