terça-feira,24 setembro, 2024

Epagri irá vistoriar perdas nas lavouras usando drones

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) está propondo uma sequência de análises para identificar as reais causas de perdas na lavoura através do uso e interpretação de imagens aéreas adquiridas por sensores multiespectrais e termais de alta resolução embarcados em VANTs (Veículo Aéreo Não Tripulado). Segundo a coordenadora do projeto, pesquisadora Cristina Pandolfo, de modo geral as perdas agrícolas são associadas a eventos climáticos adversos.

“As imagens podem auxiliar na identificação dessas causas. O conhecimento da variabilidade espacial das características da lavoura pode otimizar o processo de vistoria e melhorar a quantificação de perdas em áreas agrícolas”, diz ela.

As primeiras imagens a campo foram feitas em setembro de 2022, ação que se prolongará até 2024. Fazem parte dos estudos de caso iniciais as áreas experimentais da Epagri com banana (Urussanga), mandioca (Urussanga e Jaguaruna) e maçã (Caçador). Também será avaliada a variabilidade do solo em algumas áreas de lavoura com solo exposto (Urussanga, Jaguaruna e Lages). “Essas imagens serão sistematizadas e processadas com o objetivo de se obter um método para avaliação e vistoria de lavouras”, explica a pesquisadora.

O projeto é desenvolvido com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e com recursos próprios da Epagri alocados no projeto Zoneamento Agrícola em Santa Catarina. A pesquisa é coordenada pela Epagri/Ciram e desenvolvida em parceria com a UFSC/câmpus de Curitibanos, e com as estações experimentais da Epagri em Urussanga, Caçador, Lages, Ituporanga e Chapecó.

Fonte: EPAGRI

Por: Portal do Agronegócio

360 News
360 Newshttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados