A Fundação Casas Bahia (FCB), organização responsável pelas ações sociais da Via, dona da marca, se uniu à ONG Aldeias Infantis SOS Brasil para equipar um laboratório de informática com notebooks, mesas e cadeiras, em Manaus (AM). O espaço vai oferecer acesso à internet para que as pessoas possam fazer pesquisas, trabalhos escolares e elaborar currículos, além de acessar serviços digitais. A expectativa é beneficiar crianças e adolescentes ao longo de um ano.
“Em um mundo cada vez mais digital, estar conectado à internet é essencial no dia a dia das pessoas, mas para muitos brasileiros o acesso ainda é precário, o que funciona como mais uma barreira para a redução da desigualdade em nosso país. Ao oferecer essa infraestrutura, criamos um espaço de inclusão e oportunidades para a comunidade”, explica Natália Menezes, gerente da FCB.
Embora vivenciemos a chegada do 5G no País, menos de um terço da população brasileira tem acesso pleno à internet. São quase 34 milhões de brasileiros que nunca acessaram a web, a maioria deles pertencente das classes C, D e E. O levantamento é do Instituto Locomotiva, em parceria com a multinacional PwC, divulgado em março de do ano passado, e revela que quase 87 milhões de pessoas não conseguem se conectar todos os dias. Seis em cada dez só entram na rede por meio de telefones celulares.
Expansão em Manaus
Em agosto, a marca chegou à cidade com cinco lojas e um centro de distribuição que, além de gerar postos de trabalho, acelerou as entregas na região. Até dezembro, mais 4 lojas no estado foram inauguradas.
Desde então, a organização social da Via, dona da Casas Bahia, se dedica a apoiar iniciativas com foco no desenvolvimento social e sustentável da comunidade manauara. Em 2022, a FCB foi a patrocinadora oficial da Virada Sustentável de Manaus, evento que reuniu centenas de pessoas entre os dias 5 e 6 de novembro.
Além disso, até julho de 2023, a fundação viabilizará a Cozinha Solidária da Marlene Freitas, uma cozinheira engajada na área social. Graças à iniciativa, 15 mil refeições serão entregues para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.