Os avanços tecnológicos têm ampliado significativamente os níveis de poluição e destruição ambiental no mundo. Nesse cenário, é urgente adotar medidas para reverter a situação e não deixar que a evolução tecnológica afete o Meio Ambiente. Por isso, a Tecnologia Verde tem se mostrado uma aliada das empresas e indústrias no sentido de diminuir os danos ambientais.
Recebem o nome de Tecnologia Verde as ferramentas que auxiliam empresas a reduzir os impactos do seu processo produtivo ao Meio Ambiente. A Tecnologia Verde é aplicada na extração de matérias-primas, fabricação, distribuição, uso e descarte. Seu uso é possível graças ao uso de matéria-prima proveniente de fontes mais sustentáveis.
Com a adoção da Tecnologia Verde o objetivo é conduzir de forma sustentável o ciclo de produção visando obter o menor impacto possível na natureza, redução dos impactos ambientais e climáticos, através de uma produção renovada e sustentável.
Quais são as vantagens de usar a Tecnologia Verde?
Redução de custos: a Tecnologia Verde ajuda a reduzir custos da conta de energia elétrica e de água, com adoção de energia limpa. Também potencializa a vida útil dos insumos, materiais e equipamentos utilizados, reduzindo custos operacionais.
Aumento da produtividade: com o uso assertivo dos recursos é possível controlar a cadeia produtiva da empresa, focando no resultado para aumentar os indicadores de produtividade. Com isso, a empresa pode planejar seus processos produtivos para obter uma rotina mais otimizada e melhoria significativa no desempenho da organização.
Valorização da imagem da empresa: com os selos e certificados da Tecnologia Verde, a empresa se aproxima dos consumidores que prezam pela consciência ambiental. Além disso, a adoção da Tecnologia Verde reflete positivamente valores, princípios e missão da organização.
Quais são as Tecnologias Verdes?
Sistemas para gestão de resíduos: os sistemas de gestão de resíduos permitem localizar e identificar cada resíduo gerado e facilitam todo o gerenciamento. Nesse processo, é importante apostar em sistemas automatizados de rastreamento de resíduos alimentares e tecnologias de escaneamento óptico automatizado para separar o plástico de outros materiais, por exemplo.
Energia solar: painéis e placas solares ajudam a converter a luz do sol em energia elétrica. O uso dessa tecnologia traz benefícios como a substituição de combustíveis fósseis e a redução na conta de energia elétrica.
Bioinseticidas: são utilizados como uma alternativa ambientalmente correta para reduzir os efeitos adversos dos defensivos agrícolas convencionais.
Fazendas verticais: são adotadas no agronegócio para promover o crescimento da plantação sem uso de agrotóxicos, com maior economia de água e melhor aproveitamento do terreno cuidando do solo fértil.
Carreiras para seguir na área de Tecnologia Verde
Atualmente é crescente o interesse pelas profissões que lidam com sustentabilidade e preservação do Meio Ambiente. Estima-se que as oportunidades nesse segmento devem gerar até 15 milhões de empregos na América Latina e Caribe até 2030, segundo o relatório da Organização Internacional do Trabalho.
As carreiras nessa área estão voltadas para a preservação dos recursos naturais, consumo consciente, desenvolvimento e adoção de tecnologias limpas. Dentre as profissões mais indicadas para quem pretende trabalhar com Tecnologia Verde estão:
Gestão Ambiental
Engenharia Ambiental
Meio Ambiente e Sustentabilidade
Direito Ambiental
Gestão de Cidades Inteligentes e Sustentáveis
Por: Brenda Chérolet