Com a chegada da pandemia e a necessidade de isolamento social, a sociedade voltou os olhares para a inovação e para a tecnologia, fazendo com que esses dois pilares ganhassem uma visibilidade ainda maior e se tornassem pontos fundamentais para a sustentação de qualquer negócio, instituição ou cidade. Hoje em dia é quase impossível imaginar um órgão que funcione de forma completa e adequada sem a presença desses dois fatores. A transformação digital veio para impulsionar projetos, tornando as cidades mais inteligentes e conectadas.
Desde que surgiram as primeiras tecnologias, o ser humano se vê desafiado a adaptar-se a cada uma delas. Porém, essa adaptação se transformou rapidamente em integração, fazendo com que ferramentas tecnológicas fossem essenciais no cotidiano.
A transformação digital avança como uma grande aliada dos municípios com foco em transformá-los em cidades inteligentes. A digitalização de processos já é uma realidade e o Brasil precisa se adequar para não ficar para trás. As cidades se tornaram alvo de investimentos inovadores, capazes de usar a tecnologia a favor das necessidades dos cidadãos. Dessa forma, a qualidade de vida e a sustentabilidade passaram a ser os dois grandes objetivos dos novos empreendimentos que estão fazendo a diferença em muitos países ao redor do mundo.
Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, a implementação da transformação digital não se dá pura e simplesmente a partir da utilização de novas tecnologias no contexto operacional. Estamos falando de um processo muito mais amplo que parte de uma mudança cultural. Ou seja, é algo que leva tempo e precisa, sobretudo, de uma adaptação dos gestores e colaboradores.
As cidades inteligentes oferecem uma série de benefícios para aumentar a qualidade de vida das pessoas que habitam esses espaços. É importante que haja harmonia entre a sociedade, a economia e o meio ambiente, assim como a participação da sociedade na gestão eficiente dos recursos naturais e no acompanhamento das principais informações.
Nos últimos anos, observamos uma mobilização da administração pública em prol da transformação digital. Dentro desse contexto existem metas, como levar cada vez mais serviços públicos para ambiente online e democratizar o acesso a eles, unificando os canais para que o cidadão não precise navegar em diversos sites para encontrar as informações e serviços que precisa.
O uso de tecnologias deve ser encarado como algo cultural, que está presente em praticamente todos os fluxos de trabalho. Portanto, a transformação digital no setor público é a transição de um modelo operacional convencional, extremamente manual e até ineficiente, para ambientes integrados, ágeis e interconectados, que atribuem eficiência e qualidade ao trabalho. É importante que os gestores públicos estejam cada vez mais envolvidos e conscientes de que o futuro do Brasil está no mundo digital.
A pandemia acelerou a transformação digital no Brasil. Nesse período, várias empresas e organizações iniciaram processos de transformação digital para implementar um uso mais profundo de tecnologias e digitalizar informações e processos. A cibersegurança, por exemplo, precisa assumir um papel cada vez mais central para o desenvolvimento das iniciativas de modernização das administrações governamentais, em todas as instâncias. Não como um projeto isolado, mas sim como uma agenda propositiva e contínua.
Mergulhando de cabeça na transformação digital, é possível que tenhamos empresas, órgãos e cidades tecnológicas, colaborativas e sustentáveis que beneficiem a todos.
Por: Victória Oliveira