Estar a par das tendências do setor de tecnologia e para transformação digital são fundamentais para o futuro dos negócios. Segundo dados da consultoria IDC Brasil, o ritmo acelerado de migração dos negócios para o ambiente digital gerou receita de R$ 44 bilhões. Este foi o valor do setor de software em 2021, que cresceu 32,5% em comparação com 2019, no período pré-pandemia.
Ainda segundo a empresa, em 2020 a demanda foi maior para softwares para gestão de infraestrutura de tecnologia, relacionamento com clientes e gestão empresarial. Neste contexto, empresas que desenvolvem soluções no segmento e que ofereçam gestão integrada, inovação e transformação digital.
As tendências para o setor acompanham o potencial de crescimento, principalmente em 2023. Pensando nisso, Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil, citou 5 das mais presentes. Confira a lista abaixo:
Tecnologia Sustentável
Sigla muito utilizada em 2022, o ESG está presente em todas as tendências que envolvem tecnologia no próximo ano. De acordo com pesquisa da Gartner, os CEOs destacaram que as mudanças sociais e ambientais são uma das três principais prioridades para os investidores.
Soluções low-code
Pela alta na necessidade de transformação digital, é crescente o desafio de empresas de tecnologia de reterem os profissionais de TI e as equipes fiquem sobrecarregadas. A tendência para 2023 é que, para resolver esse problema, as ferramentas low-code ganhem espaço no mercado.
“A automação e a modelagem de dados são avanços que trazem vantagens competitivas para as empresas. No entanto, muitas pessoas não possuem habilidade técnica para utilizar essas ferramentas. É por isso que as empresas vêm adotando plataformas de automação com recursos low-code/no-code “, comenta o especialista.
Process mining
A tecnologia visa monitorar e refinar processos de negócios usando dados e informações dos próprios sistemas organizacionais. Isto permite melhor confiabilidade nas decisões e implementar processos novos e mais eficientes. O Process mining visa integrar diferentes áreas das organizações, possibilitando aos profissionais entenderem completamente como os principais processos fossem identificados e solucionados.
Hiperautomação
A hiperautomação é uma ideia que une a integração de distintas tecnologias, como IA, machine learning, 5G e RPA (Robotic Process Automation). Nesta tendência, a chave da ideia é automatizar qualquer tipo de ação repetitiva de baixo valor e acabar com a intervenção humana.
“Dessa forma, partimos de uma automação simples para um modelo inteligente com algoritmos avançados que usam machine learning e IA para dar mais autonomia às atividades diárias”, detalhou o CEO.
Inteligência Artificial
A inteligência artificial ganhou espaço como solução para melhorar a vida das pessoas e a produtividade. Um dos principais ganhos da tecnologia é a capacidade de mapear padrões de comportamento e gerar respostas automáticas. Nesse sentido, a IA se responsabiliza por desenvolver e implementar modelos usando a própria tecnologia.
Imagem: Shutterstock
Por: Mercado e Consumo