O Spotify trabalha em um recurso que vai permitir integrar a sua lista de músicas ao aplicativo Saúde do iOS. A ideia é que o usuário possa montar playlists conforme seus dados pessoais ou atividades programadas para o dia.
O streaming musical vai associar seu serviço à API HealthKit, responsável por fazer o acesso e a extração de informações do Saúde. O código-fonte do Spotify no iPhone contém traços dessa integração, conforme divulgado pelo especialista Chris Messina via Twitter.
Será possível, por exemplo, a sugestão de uma playlist com o tempo exato da sua caminhada matinal ou daquele pedal pelo parque. O Spotify também poderá acessar a quantidade de calorias queimadas ou o nível de dificuldade do exercício, permitindo tocar uma música mais ou menos intensa conforme a atividade.
Uma mensagem no código do app do Spotify dá a entender o uso algum tipo de inteligência artificial para fazer as recomendações. “Obtenha a música certa para o seu treino”, diz o aviso.
Spotify integrado ao Saúde só se você permitir
Como de costume, o acesso da API HealthKit dependerá da permissão do usuário, já que os dados precisão ser compartilhados. Quem não quiser ter sua privacidade invadida pode negar isso, ou simplesmente descartar a integração com o app Saúde.
Ainda é muito cedo para entender como tudo vai funcionar, mas a integração parece interessante. Como apenas o código foi identificado, não há como saber para quando a Apple e o Spotify pretendem lançar o serviço.
Hoje, as pessoas precisam configurar sua lista de músicas e podcasts antes de começar o exercício, devendo interrompê-la ao término. Se tudo for integrado, talvez você tenha menos trabalho nisso, já que a música vai começar a tocar e parar no momento certo.
Por: Alveni Lisboa