terça-feira,24 setembro, 2024

Metaverso é uma das tendências que promete transformar 2023

Nós já sabemos que o metaverso é a nova tendência do mundo tecnológico. Mas, afinal, o que é exatamente o metaverso?

O termo faz referência a um espaço virtual e hiper-realista, onde as pessoas poderão interagir utilizando óculos de realidade aumentada, manoplas e avatares customizados em 3D. Dentro desse espaço é possível que os usuários criem mundos e personagens personalizados vivendo neles da forma que desejarem.
Ao invés de ficar sentado olhando para uma tela, em um metaverso você poderá estar por dentro de todas as suas experiências online, como fazer compras, encontrar amigos e familiares, ir a um show e até mesmo estudar de forma imersiva.

A palavra metaverso já havia sido utilizada em outras mídias, mas passou a ganhar visibilidade em 2021 quando o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, trocou o nome da plataforma para Meta, afirmando que o metaverso é o futuro da tecnologia.

Em 1992, o escritor de ficção científica norte-americano, Neal Stephenson, escreveu um importante livro do gênero chamado “Snow Crash” e foi a partir disso que o termo surgiu. Nele, as pessoas usam o metaverso para escaparem de uma realidade distópica.

Metaverso é a união de “meta”, que significa “além” em grego e “verso” que significa universo. No livro, o metaverso é um espaço urbano onde as pessoas podiam acessar pelos óculos de realidade aumentada em terminais públicos, um tanto parecido com o nosso mundo, não acha?

É importante saber que não existe apenas um único metaverso. São diversos mundos virtuais dentro de um metaverso, onde as pessoas se envolvem em uma ampla gama de atividades que são resultado de uma mistura entre o físico e o digital.

O espaço vem sendo explorado por diversos setores. Marcas como Dior, Balenciaga, Gucci, Nike, Itaú e Renner têm acompanhado essa dinâmica e já desenvolvem ações dentro do metaverso. A Nike, por exemplo, criou a Nikeland dentro do jogo Roblox e anunciou a compra da empresa Artifact Studios (RTFKT), especializada na criação de tênis e artefatos digitais.

O objetivo é crescer no metaverso e atrair os amantes da união entre games e moda. A Balenciaga propôs ao jogo Fortnite vender quatro itens de sua coleção para servir de skins e acessórios para os avatares dos jogadores, tornando-se a primeira marca de luxo a fechar parceria com o game.

Famosos também tem criado seus avatares por lá. A influencer e empresária Bianca Andrade, conhecida nas redes como Boca Rosa, é um dos nomes que investiu no meio. A Pink chega como uma alternativa de fortalecer a presença da marca da influenciadora com a comunidade virtual e interagir com outras empresas

Apesar de que o metaverso seja descrito como um ambiente onde qualquer pessoa possa criar seu próprio universo, as grandes empresas estão procurando investir dinheiro e conhecimento na construção desse ambiente virtual, criando novas oportunidades de renda para profissionais que estejam buscando trabalhar nessa experiência imersiva. Uma coisa é certa, para essa tendência chegar na grande massa, é preciso que haja uma convergência de tecnologias para que todos possam acessar o metaverso.

E agora, o que devemos esperar desse novo capítulo da internet? Pelo que temos observado, a tecnologia continuará se mostrando presente em 2023. Ainda é cedo para grandes afirmações, mas sabemos que o mundo real tende a se fundir cada vez mais ao ambiente virtual. Você está pronto para encarar esse novo universo?

Por: Victória Oliveira

Victória Oliveira
Victória Oliveirahttp://www.360news.com.br
Victória Oliveira é jornalista e estudante de cinema integrante do time 360 News. Especialista em escrever sobre atualidades, tecnologia, cultura e entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados