domingo,24 novembro, 2024

Gamificação no meio educacional pode aumentar interesse dos alunos

É fato que o universo dos games se expandiu muito, dominando praticamente todas as áreas possíveis e deixando de ser um hábito exclusivamente voltado para o entretenimento. Em termos financeiros, o mercado de jogos já ultrapassou a indústria do cinema e da música, sendo considerado um dos setores mais rentáveis do mundo.  

Uma prática que tem se tornado tendência é a de gamificação dos processos. A gamificação consiste em aplicar os elementos dos games em diversas áreas, como negócios, saúde e educação.  

A gamificação tem ganhado cada vez mais espaço dentro do âmbito educacional. Associada de maneira contextualizada às práticas pedagógicas, ela pode melhorar o interesse e, consequentemente, o desempenho dos estudantes. Investir nessa estratégia pode parecer um plano arriscado, mas diversos especialistas afirmam que a técnica tem se mostrado proveitosa.  

Dentre os benefícios gerados pela gamificação estão o dinamismo nas atividades, autonomia para os alunos e motivação para o aprendizado. Oferecer apenas conteúdos teóricos para os alunos pode ser cansativo e pouco produtivo para o desenvolvimento educacional. Com essa nova abordagem os jovens abandonam a postura passiva de um modelo clássico de ensino e assumem um comportamento mais independente. O estudante passa a ser protagonista do seu processo de aprendizagem e o professor atua como um guia para o acesso ao conhecimento. 

A gamificação pode ser inserida nos estudos de maneiras variadas. A utilização de sistemas de pontos é um exemplo clássico de gamificação nos estudos. Inspirar os alunos com um conjunto de perguntas, pontuando aqueles que apresentarem boas respostas pode funcionar.  Esse caminho motiva os alunos a estudarem e, por consequência, conquistarem uma pontuação maior. 

Um outro ponto interessante a ser observado dentro da gamificação é o de personalização das abordagens. Trazer o conteúdo acadêmico adequando-o para o perfil de interesse, necessidades e faixa etária dos alunos faz com que eles engajem voluntariamente nas atividades.   

É possível inserir o uso de aparelhos eletrônicos como computadores, tablets e até mesmo celulares. Existem algumas ferramentas online que estão disponíveis gratuitamente e podem ser utilizadas com supervisão dos professores. A curiosidade e o mistério atuam como motor propulsor para que os jovens se interessem mais pelos temas ensinados. Dividir turmas em times criando uma competição saudável entre as equipes também se mostra uma alternativa interessante a ser seguida.  

Vale a pena destacar que o uso da gamificação no processo pedagógico não significa apenas usar jogos prontos. A proposta é encontrar recursos e construir estruturas utilizando a lógica dos games para impulsionar o processo de ensino-aprendizagem. Habilidades como criatividade, autonomia, trabalho em equipe, ousadia e persistência são estimulados por meio de ações como essas.  

Alguns profissionais ainda podem torcer o nariz para técnicas como essas, acreditando que não proporcionem um aprendizado de qualidade. No entanto, inúmeras pesquisas realizadas por especialistas da área provam o contrário. A gamificação chega como uma forma de inovar na educação, aprimorando e aguçando cada vez mais a captação de conhecimento dos estudantes.   

Por: Victória Oliveira

Victória Oliveira
Victória Oliveirahttp://www.360news.com.br
Victória Oliveira é jornalista e estudante de cinema integrante do time 360 News. Especialista em escrever sobre atualidades, tecnologia, cultura e entretenimento.

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