Conhecer as inovações de uma propriedade rural em Rio das Antas, no Meio Oeste, foi o objetivo da última visita técnica de 2022, realizada recentemente, pelos alunos do 3º semestre do curso Técnico em Agronegócio do Polo de Joaçaba. A formação, da Rede e-Tec, é promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), com a parceria do Sindicato Rural de Joaçaba.
A iniciativa fez parte das atividades da unidade curricular de Planejamento e Projeto da Produção de Sustentabilidade do Agronegócio. A visita ocorreu na propriedade da Família Michels Gaio, localizada em Rio das Antas, onde a turma foi recebida por Valdenir Agostinho Gaio, a esposa Ivanize Otília Michels Gaio e a filha. Os produtores compartilharam um pouco de suas atividades e demonstraram todo o planejamento realizado e executado no empreendimento rural que conquistou a certificação de Propriedade Sustentável.
Com uma propriedade de aproximadamente 37 hectares, as principais atividades são a produção leiteira e o cultivo de milho. “Os produtores passaram por diversas transformações nos últimos anos e, entre os destaques, está a forma com que executam o planejamento estratégico, obtendo sucesso na gestão administrativa e financeira da propriedade. Executar e colocar em prática o planejamento da empresa rural faz toda a diferença, pois só assim é possível saber se aquilo que se produz é viável e se há capacidade de investir na atividade para que ela se torne mais sustentável”, destacou a aluna Gabriela Bonamigo.
CURSOS TÉCNICOS COM INSCRIÇÕES ABERTAS
O Senar/SC está com processo seletivo aberto para quatro cursos da Rede e-TEC Brasil em oito polos catarinenses. Os interessados em se candidatar precisam ter concluído o ensino médio e podem se inscrever até o dia 19 de janeiro de 2023 pelo site etec.senar.org.br.
As vagas prioritárias são destinadas aos produtores rurais e seus familiares, além de colaboradores do meio rural. Os cursos com processo seletivo aberto em Santa Catarina são os seguintes: Técnico em Agronegócio nos polos de São Miguel do Oeste e São José; Zootecnia nos polos de Rio do Sul, Campos Novos, Braço do Norte e Campo Alegre; Fruticultura no polo de Fraiburgo e Florestas – o mais novo do Senar que abrirá no polo de Lages.
As formações, gratuitas e semipresenciais, têm duração de quatro a cinco semestres e são voltadas para pessoas do meio rural que desejam ampliar as oportunidades de atuação no setor agropecuário. O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, ressalta que a iniciativa vem contribuindo significativamente para a profissionalização nas propriedades, empresas e cooperativas do agro e, por isso, a entidade está investindo ainda mais na formação, tanto que um dos cursos – o de Florestas – é novo no Estado.
A coordenadora regional dos cursos técnicos do Senar/SC, Kátia Zanela, explica que para se candidatar a uma das vagas, os interessados precisam ter concluído o ensino médio e, no momento da inscrição, devem escolher um dos polos de apoio presencial do Estado. Os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação com emissão de diploma válido em todo território nacional.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, frisa que com essas formações o Senar/SC auxilia na mudança de atitude dos produtores e trabalhadores rurais que não medem esforços para promover inovações nas suas propriedades ou empresas. “As atividades do campo evoluem a cada dia. Novas tecnologias, processos e métodos de gestão estão à disposição dos empresários rurais que precisam estar atentos às mudanças. Nós, enquanto entidade que visa promover o desenvolvimento do meio rural, acreditamos que a formação profissional é uma das estratégias primordiais para o setor avançar cada vez mais”.
Para efetivar a inscrição, os candidatos devem ler o edital e visualizar a lista de polos: http://etec.senar.org.br/ .
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
Por: Portal do Agronegócio