O cibercrime tem registrado números cada vez mais alarmantes em todo o mundo, e no Brasil é uma preocupação crescente, principalmente nos últimos anos. Por isso mesmo, o governo tem aumentado a resposta contra os bandidos digitais. E a mais nova ação no combate às ofensivas digitais é a criação do Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital (CISC GOV.BR).
O órgão foi criado em com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e foi lançado nesta quarta-feira (14/12) pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD/ME). O objetivo é oferecer uma coordenação operacional das ações de prevenção, tratamento e resposta a incidentes cibernéticos dos 238 órgãos federais pertencentes ao Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP).
De acordo com as autoridades, o CISC GOV.BR, que já está com o portal no ar, promoverá o fortalecimento da Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos (ReGIC) e maior colaboração entre os parceiros do SISP. A plataforma poderá receber de todos os órgãos do SISP as notificações de incidentes cibernéticos, o que pode contribuir para maior efetividade operacional e fomento da cultura de segurança digital.
A plataforma do centro também prevê assistência à criação de equipes de prevenção, tratamento e resposta a incidentes cibernéticos em cada órgão do SISP, assim como atividades de análise de vulnerabilidade em sistemas governamentais, testes de intrusão, ações de inteligência de ameaças digitais, apoio no tratamento e resposta aos incidentes, entre outras medidas.
Por: Claudio Yuge