Quando a TicketMaster derreteu em novembro sob a avalanche de fãs de Taylor Swift tentando conseguir ingressos para shows, a empresa culpou os bots. O site deveria abrir apenas para 1,5 milhão de fãs de Swift, mas 14 milhões de “pessoas” invadiram a plataforma, de acordo com um relatório. A implicação: 90% do tráfego do site da TicketMaster era artificial.
Isso não é incomum, diz Niels Sodemann, CEO da Queue-it, fornecedora de software de comércio eletrônico. E não é encontrado apenas na emissão de bilhetes.
“Pode ser tudo, desde fórmula para bebês, autorizações de trabalho, reservas para vacinas…”, Sodemann me disse em um recente podcast da TechFirst. “Esses bots os compram por US$ 400 (R$ 2.125) e revendem por US$ 1.000 (R$ 5.312), e basicamente colocam US$ 600 (R$ 3.187) em seus próprios bolsos.”
O preço nesse exemplo é específico para consoles de jogos PlayStation 5. E embora uma coisa seja não conseguir o console de jogos que você deseja pelo preço que deveria estar disponível – ou ingressos para um show de Taylor Swift – outra coisa é não conseguir obter fórmula para bebês durante os momentos em que é difícil para obter o custo para os consumidores?
Sodemann diz que a pesquisa de sua empresa indica que chega a US$ 1.200 (R$ 6.375) por família a cada ano. É muito dinheiro: existem quase 130 milhões de lares nos EUA.
E isso significa que os bots são um grande negócio.
“Fica muito claro que está ficando cada vez mais organizado”, diz Sodemann. “E eu acho que a maior empresa incorporada que faz isso aqui provavelmente tem pelo menos 200 funcionários, muitos sentados no exterior, ou seja, em países com salários mais baixos na Ásia, e estão ajudando a fazer tudo isso aqui.”
A venda de ingressos é uma grande vertical para os robôs trapaceiros do comércio eletrônico, mas também os tênis ou tênis de corrida, que se tornaram grandes itens colecionáveis nas últimas décadas.
“Se falarmos sobre a venda de ingressos na América do Norte, provavelmente há pelo menos 40 organizações que estão comprando ingressos no mercado primário”, diz Sodemann. “Se entrarmos em outro tipo de configuração em que são tênis, acreditamos que existem pelo menos uma centena de organizações que, diretamente ou em uma configuração, onde as pessoas podem se inscrever para obter acesso aos tênis.”
Em outras palavras, não são apenas alguns indivíduos tentando obter acesso antecipado a produtos para revender. É basicamente uma indústria.
O desafio: a compra em massa tira o produto do mercado e aumenta os preços.
Isso tem impactos sobre as pessoas que precisam de fórmula para bebês ou outras necessidades. E Sodemann diz ter visto evidências disso em tempos de crise: os desafios da cadeia de suprimentos, a escassez de fórmulas infantis, o furacão Ian na Flórida em setembro e até a guerra na Ucrânia.
A pandemia só piorou:
“A arbitragem potencial e o ganho de dinheiro com isso aumentaram substancialmente durante esse período, e a sofisticação das organizações que fazem o botting aqui obviamente também aumentou”, diz Sodemann.
Os custos são óbvios quando um jogador precisa gastar US$ 300 (R$ 1.593) a mais em um PS5. Mas eles são menos óbvios quando os varejistas de comércio eletrônico precisam gastar dinheiro em software anti-bot, ou quando os produtos simplesmente não estão disponíveis porque foram comprados por oportunistas.
Escalar bots parece difícil, porque cada remessa precisa de um cartão de crédito e um endereço de entrega. Mas Sodemann diz que as equipes organizadas que possuem bots sofisticados simplesmente usam cartões de crédito projetados para privacidade que possuem “números rolantes”, o que significa que 1.000 números de cartão de crédito podem ser pagos de uma única conta bancária.
(Isso é algo para o CEO do Twitter, Elon Musk, pensar, pois planeja lançar um produto de assinatura do Twitter projetado para reduzir o spam exigindo pagamento e verificação.)
Todos podem ser entregues em centenas, senão milhares, de endereços de caixas postais.
Embora a atividade do bot de comércio eletrônico possa ser repreensível, não é ilegal, diz Sodemann.
“Está se tornando um jogo completamente diferente. E digamos, não necessariamente que seja ilegal, mas a moral e todo o cenário em torno disso é muito difícil de ver que você deve ser capaz de basicamente trapacear e tirar dinheiro da mesa.
Por John Koetsier