Sistema de saúde confirmou o ataque; diversas informações de pacientes foram vazadas
A Common Spirit Health, empresa norte-americana de saúde com sede em Chicago, confirmou que um ataque de ransomware expôs dados de mais de 620 mil pacientes. A franquia está presente em mais de 142 hospitais em 21 estados norte-americanos.
Um total de 623.774 pacientes tiveram suas informações vazadas durante a invasão, e a empresa publicou uma atualização sobre o incidente informando que já deu início a uma investigação.
“Ao descobrir o ataque de ransomware, a CommonSpirit rapidamente se mobilizou para proteger seus sistemas, conter o incidente, iniciar uma investigação e manter a continuidade do atendimento”, diz o comunicado publicado pela empresa.
“CommonSpirit notificou a aplicação da lei e está apoiando sua investigação em andamento. Depois de protegidos, os sistemas foram devolvidos à rede com ferramentas adicionais de segurança e monitoramento.”
A rede sinalizou o problema de segurança pela primeira vez em 5 de outubro, mas não disse se as informações de pacientes haviam sido compartilhadas. Recentemente, a companhia confirmou que foi um ataque ransomware e que informações pessoais de indivíduos foram expostas.
Conforme relatado pelo TechCrunch as informações vazadas incluem nomes, endereços, números de telefone, datas de nascimento e números de identificação internos da CommonSpirit.
Até o momento o ataque ransomware não foi ligado a nenhum grupo de cibercriminosos e as investigações seguem em andamento.
Por William Schendes