Um juiz federal da Califórnia disse ao Google na sexta-feira que a empresa deve enfrentar um processo por rastrear as atividades dos usuários no modo anônimo do Chrome.
Em junho passado, três usuários entraram com uma ação coletiva contra a empresa, alegando que seu navegador Chrome coleta dados mesmo se você estiver usando o modo privado (incógnito).
Eles disseram que, depois que você desativa o rastreamento de dados no navegador, outras ferramentas do Google usadas por sites passam suas informações pessoais para a empresa. Os peticionários também alegaram que a empresa está envolvida em um “negócio de rastreamento de dados difundido”.
Um porta-voz do Google disse em um comunicado que a empresa deixou claro que, embora o Chrome não salve sua atividade durante a navegação no modo anônimo, os sites que você está visitando podem coletar algumas de suas informações:
“Contestamos veementemente essas reivindicações e nos defenderemos vigorosamente contra elas. O modo de navegação anônima no Chrome oferece a opção de navegar na Internet sem que sua atividade seja salva no navegador ou dispositivo. Como declaramos claramente cada vez que você abre uma nova guia anônima, os sites podem coletar informações sobre sua atividade de navegação durante a sessão.”
Fonte: The next web
Da redação – Ariel Francisco