Colinas de contos de fadas, desenhos vulcânicos hipnotizantes, cavernas misteriosas e montanhas espetaculares estão entre as fotos que ganharam o prêmio International Landscape Photographer of the Year deste ano.
A versão de 2022 do prêmio, que mostra a magia e a beleza do mundo subaquático e terrestre, é um verdadeiro deleite, como prova a imagem acima do fotógrafo Tony Wang, feita em Sichuan, na China, mostrando colinas verdes ondulantes brilhando sob a luz de um arco-íris.
O primeiro prêmio de melhor foto individual de paisagem foi para o norte-americano Martin Broen pela foto abaixo, de um mergulhador nadando dentro de uma caverna inundada no México, Yucatán.
A nona edição do concurso deste ano reuniu mais de 3.800 fotografias.
“Ficamos constantemente surpresos com o que os fotógrafos fazem, seja fisicamente na hora da captura ou criativamente na pós-produção”, disse Peter Eastway, presidente da competição.
O título de melhor fotógrafo de paisagem contemporânea do mundo foi dado ao fotógrafo chileno Benjamin Briones Grandi por uma série de fotografias das dunas da costa do Chile.
O segundo lugar nesta categoria foi para o chinês Tony Wang, com paisagens da China e da Bulgária. Já o terceiro foi para Max Rive, da Holanda, por seu trabalho sobre geleiras na Argentina.
O concurso, aberto a fotógrafos amadores e profissionais, inclui ainda prêmios para os vencedores das categorias Preto e Branco, Abstrato e Aérea, Neve e Gelo, Incrível Nuvem e Paisagem Marítima.
Os vencedores dividem um prêmio de US$ 10.000, enquanto as 101 melhores fotos aparecem no livro oficial do concurso.
“Ao julgar as fotografias, sempre temos uma linha tênue entre a simplicidade e a complexidade. Mas, mais do que tudo este ano, as imagens pareciam refletir uma resposta pessoal muito intensa dos fotógrafos ao assunto e ao tratamento”, disse um dos jurados, David Burnett.
Por: Cecilia Rodriguez